QUESTÃO 1
Tradicionalmente, o currículo esteve associado à ideia de um plano de estudos previamente definido pelas instituições escolares, indicando os conteúdos que deveriam ser ensinados pelos professores e aprendidos pelos estudantes. No entanto, ao longo do tempo, essa concepção foi ampliada: ele deixa de ser apenas um documento prescritivo para se tornar também uma expressão da função social da escola.

Com base na concepção legal e histórica de currículo, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma de suas características:

Alternativas
Alternativa 1 – Tem como finalidade única cumprir o calendário escolar, delimitando as datas e horários das aulas.
Alternativa 2 – Corresponde apenas à lista de disciplinas obrigatórias organizadas pelo professor segundo sua preferência.
Alternativa 3 – Consiste no plano de aula elaborado pelo docente, sem relação com a legislação ou diretrizes educacionais.
Alternativa 4 – É um documento exclusivamente técnico, que reúne conteúdos de forma neutra, sem influências sociais ou regionais.
Alternativa 5 – É composto por uma base comum nacional e por uma parte diversificada, construída a partir das características locais e regionais.

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