Transcrição da primeira legenda: “Mas
também, quando a gente se lembra que
eles assentam um pobre cristão naquele
prato que travam no beiço e o engolem
como se fosse feijoada!…Que horror!”
Transcrição da segunda legenda: “Mas
quem diria! Esses antropófagos é que
ficaram com medo de serem devorados
pela curiosidade pública. Só a muito custo o
diretor do museu impediu que eles
fugissem.”
(Angelo Agostini, Charge sobre a Exposição
Antropológica, Revista Ilustrada, n. 310, 1882,
p. 4-5.)
“A Exposição Antropológica Brasileira, ocorrida em 1882, insere-se no quadro das grandes Exposições
Internacionais, bem como das exposições etnográficas desenvolvidas ao longo do século XIX. Marcadas
pela prática colecionista e pela ambição de conhecer, colonizar e categorizar o mundo, as exposições
etnográficas expunham objetos e muitas vezes pessoas de culturas exóticas e distantes. Na ocasião, sete
índios botocudos, acompanhados de intérprete, foram enviados para o Rio de Janeiro com a finalidade de
serem expostos ao público e também estudados pelos pesquisadores do Museu Nacional.
Os Botocudos pareciam estar ali para performar o mito do primeiro contato ao serem apresentados como
selvagens, bárbaros, violentos e grotescos. Apesar de terem vivido no aldeamento do Mutum, portanto sob
o jugo e tutela do Estado, foram lidos pelos habitantes da corte como se estivessem tendo seu primeiro
contato com os brancos naquele momento, já que, segundo os jornais, estavam com medo e queriam fugir.
Nessa exposição os Botocudos representavam por definição “o outro”, a imagem que espelha exatamente o
contrário do Brasil civilizado.”
(Adaptado de Marina Cavalcanti Vieira, “A Exposição Antropológica Brasileira de 1882 e a exibição de índios botocudos: performances de
primeiro contato em um caso de zoológico humano brasileiro”, in Horizontes antropológicos, n. 53, 2019, p. 317-357.)
a) Considerando o contexto das exposições da época, explique qual o objetivo de apresentar os indígenas
em um zoológico humano durante a Exposição Antropológica, de 1882. Analise criticamente a proposta
da Exposição.
b) Há uma contradição entre os estereótipos sobre os Botocudos representados na charge e sua situação
concreta no contexto de 1882. Relacionando a imagem com o excerto, identifique os atores das ações
violentas na charge e explique essa contradição.
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