QUESTÃO 7
Um dos maiores males na vida da Igreja é a falta de solidariedade, o egoísmo – popularmente falando, é o fato da Igreja só conseguir enxergar seu próprio umbigo e viver em função de suas necessidades e desejos. Não é um mal recente, infelizmente, é muito antigo. Já, os primeiros discípulos de Jesus Cristo sofriam deste mal. Após a ressurreição, o Senhor se apresentou poderosamente aos discípulos que Ele mesmo havia comissionado à missão poucos dias antes. Porém, qual foi a reação dos discípulos à presença gloriosa de Jesus? A pergunta dos discípulos é reveladora: “Senhor, será que é agora o tempo em que vais restabelecer o Reino para Israel?” (At 1,6 tradução própria). Depois de muito tempo de preparo no melhor Seminário e Centro de Treinamento do mundo, com o maior Mestre de todos os tempos, os discípulos ainda não conseguiam enxergar um palmo adiante de seu nariz, seus olhos estavam voltados para baixo, para dentro de si mesmos, para seus próprios umbigos.

Como é muito feio viver olhando para o nosso umbigo, a segunda grande tentação da vida da Igreja consiste no espiritualismo. Esta é uma sutil tentação, muitas vezes desapercebida, porque tem a aparência da verdade e da vontade de Deus. O espiritualismo pode ser definido como a fuga do mundo, a fuga da missão para nos refugiarmos no confortável espaço do Templo, da Igreja e da comunhão com Deus. Ele acontece quando deixamos de praticar a vontade de Deus no dia a dia de nossa vida no mundo, e confundimos o culto com a obediência a Deus – assim, os profetas acusaram Israel no passado (Is 1,10-20; Am 5,21-24).

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Os discípulos tinham uma perspectiva e expectativa diferente do propósito e missão de Jesus Cristo, eles aguardavam um Messias revolucionário que tomaria o poder através de uma guerra contra Roma.

ISSO PORQUE

II – No livro da disciplina, Zabatiero aponta para o risco do desvio recorrente dos discípulos e consequentemente da Igreja do propósito missionário e missional do Messias, deixando de olhar para o próximo para ativar o “modo cristão” nos dias de culto e desativar no dia a dia.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.