QUESTÃO 4

Um dos sinais de resistência e reflexão sobre a literatura feita em língua portuguesa em países do continente africano foi o movimento Negritude. Leia o seguinte excerto sobre o tema:

“[…] a negritude exerceu o papel de mobilizador para que os negros ganhassem confiança em suas próprias forças e partissem, naquele primeiro momento, no resgate de sua cultura. Na verdade, o que acontecia então era um projeto de renascimento dos povos negros e o movimento da negritude foi a principal arma utilizada. Isto porque o movimento devolveu aos negros colonizados a consciência de si mesmos e deu coragem àqueles que sofriam os efeitos cruéis da colonização para enfrentar os colonizadores.”

Fonte: SANTOS. A poesia africana de língua portuguesa: compromisso com a negritude. Diálogo com a poesia brasileira. Revista África e Africanidades, Ano 2, n. 6, p. 2, ago/2009.

Após analisar e refletir sobre o excerto, analise as afirmativas a seguir:

I. A criação de consciência dos colonizados é fundamental para a valorização, resgate e consolidação de valores culturais.

II. O uso da língua do colonizador é sempre um símbolo que precisa ser rompido ou usado de forma nova para demonstrar valores culturais dos colonizados.

III. A literatura feita em língua portuguesa por alguns países africanos sempre demonstrou alto valor cultural regional.

IV. A necessidade de afirmação cultural pelos colonizados esteve atrelada a necessidades econômicas e artísticas impostas por Portugal.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – F,F,V,V.
Alternativa 2 – V,V,F,F.
Alternativa 3 – F,V,F,V.
Alternativa 4 – V,F,V,F.
Alternativa 5 – V,F,F,F.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.