Um organograma é a representação da estrutura organizacional formal, ele apresenta a divisão de trabalho,
fracionando a empresa em unidades de direção, conselhos, gerências, superintendências, áreas,
departamentos, seções, setores, entre outros, e também demonstra a relação entre superior e subordinado.
O organograma pode ser parcial, ou seja, por departamento, por unidade de negócio, por gerências, ou
global (completo). Este instrumento é utilizado como norte quando o analista de cargos e salários descreve
os cargos que irão compor a empresa.
Fonte: ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, Sistemas e Métodos: E as tecnologias de gestão
organizacional. 4. ed. rev. atual. São Paulo: Atlas, 2009.
Analise o organograma a seguir.
Fonte: VARGAS, Eudes Cristiano; MANTOVANI, Marcia Tathiane da Silva Ribeiro. Capacitação e
Desenvolvimento de Pessoas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
O organograma apresentado é do tipo:
ALTERNATIVAS
Radial.
Vertical.
Matricial.
Funcional.
Horizontal.
Um organograma é a representação da estrutura organizacional formal, ele apresenta a divisão de trabalho, fracionando a empresa

Por Colaborar Educacional

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