Uma empresa de médio porte do setor financeiro está enfrentando sérios problemas ao implementar alterações em seus sistemas. Muitas vezes, mudanças são feitas diretamente em produção, sem planejamento, documentação ou testes. Como consequência, há frequentes indisponibilidades e falhas que impactam clientes e funcionários. As principais reclamações dos gestores são:

 

– Falta de controle sobre o que está sendo alterado.

 

– Dificuldade em rastrear quem autorizou e implementou mudanças.

 

– Mudanças feitas fora de horário e sem notificação prévia.

 

 

 

Você foi contratado como consultor de processos para propor uma solução. A empresa deseja um processo formal de gestão de mudanças, que garanta controle, rastreabilidade, análise de impacto e comunicação adequada.

 

 

 

Sendo assim, você deve criar um FLUXOGRAMA DE UM PROCESSO de gestão de mudanças em sistemas de TI, considerando as necessidades da empresa descritas acima. O fluxo deve seguir as boas práticas de BPM (Business Process Management).

 

Requisitos obrigatórios:

 

– O processo deverá ter evento de início e fim.

 

– O processo deverá conter no mínimo 8 tarefas.

 

– O processo deverá conter pelo menos 2 gateway de decisão (sim ou não).

 

– Utilize uma ferramenta de modelagem (como Bizagi, Mural ou similar).

 

 

 

Dicas para Estruturar o Fluxo:

 

– Solicitação da mudança: quem propõe a mudança e como ela é registrada?

 

– Análise de impacto: avaliação técnica e de negócio sobre riscos.

 

– Aprovação: a mudança precisa ser aprovada? Por quem?

 

– Planejamento e janela de execução: qual o melhor momento para aplicá-la?

 

– Execução: quem realiza e como é feito o controle?

 

– Testes e validação: houve sucesso? Foi necessário rollback?

 

– Encerramento e documentação: atualizar histórico de mudanças e notificar interessados.

 

 

 

Para consulta:

 

 

​Fonte: https://www.bizagi.com/pt/produtos/modeler. Acesso em: 29 maio 2025.

 

IMPORTANTE:

 

  1. Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: MATERIAL DA DISCIPLINA.

 

  1. Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.

 

  1. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Formulário de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. Envie em formato doc, docx ou pdf.

 

  1. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

 

  1. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

 

  1. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

  1. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

  1. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

 

  1. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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