Uma empresa fornecedora de componentes automotivos está lançando um novo módulo de injeção eletrônica. Para a sua fabricação, foi projetada uma nova linha de montagem. A planta está estrategicamente localizada próxima aos seus principais clientes (montadoras), uma decisão tomada após um detalhado estudo de localização. A nova linha operará em um arranjo que se assemelha a um layout por produto, em que as operações são sequenciais e visam atender a uma demanda específica com alta eficiência.
Fonte: adaptado de: OPENAI. Empresa imaginária fornecedora de componentes automotivos. GPT-5 versão de 7 ago. 2025. Inteligência Artificial. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em 14 ago. 2025.
Antes do início da produção em larga escala, a diretoria de operações solicitou uma análise completa do desempenho esperado da nova linha de produção. Sua função, como engenheiro responsável, é realizar essa análise de viabilidade operacional, utilizando as métricas e os fundamentos de projetos industriais.
Dados do projeto:
Análise de produção e balanceamento:
– Demanda contratada: 450 unidades por turno.
– Tempo de trabalho disponível: um turno de 450 minutos.
– Tarefas de montagem e seus tempos padrão:
Análise de eficiência – OEE:
– Dados históricos de processos similares indicam que ocorre cerca de 25% de paradas não programadas (manutenção corretiva, falta de material) sobre o tempo de trabalho disponível no turno.
– A capacidade teórica da estação gargalo (soldagem) é de 35 peças/hora.
– A produção real medida durante os testes foi de 25 peças/hora.
– O controle de qualidade estima uma taxa de reprovação de produtos de 10% (peças que necessitam de retrabalho ou são sucateadas).
Com base nas informações fornecidas, elabore um Relatório de Análise Operacional para a gerência, apresentando os seguintes pontos:
- a) Takt time (tempo de ciclo): calcule o takt time necessário para atender à demanda de 450 unidades por turno. Justifique e apresente os cálculos e o raciocínio utilizado.
- b) Balanceamento da célula: verifique a possibilidade do balanceamento da linha de montagem, levando em consideração o layout sequencial de produto (ordem de precedência), o número mínimo de operadores/estações (Nmin), a eficiência do balanceamento (Ef) e a distribuição das tarefas em cada estação, respeitando o takt time. Justifique e apresente os cálculos e o raciocínio utilizado, identificando os pontos críticos do processo.
- c) Eficiência global (OEE): calcule os indicadores de disponibilidade, produtividade (performance) e qualidade para a célula. Apresente o valor final do OEE e identifique qual(is) dos três indicadores mais impacta negativamente a eficiência global.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
