“[…] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. […] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, ludicidade e jocosidade. Desses, as tecnologias e as relações lúdicas e jocosas empreendidas pelos jovens foram percebidas como aspectos centrais das experiências juvenis e escolares observadas em campo. Contudo, o enfoque sobre as ludicidades e as tecnologias não me levou a desprezar os demais elementos que me foram apresentados pelos atores em suas práticas cotidianas. […] Nessa dinâmica de apreensão das múltiplas associações entre os temas ou termos suscitados pela pesquisa de campo, evidenciou-se como cada um, conforme a perspectiva, modificava e era modificado pelo outro. Dessa maneira, se a escola possibilita a configuração de uma experiência juvenil específica, sendo uma das agências responsáveis pela definição contemporânea de juventude, essa, em sua experiência escolar, não apenas reinventa a escola, como, a partir do processo de reprodução das estruturas sociais instituído pela escola, passa também a reproduzir as formas como se dá essa experiência escolar, por meio de desestabilização de regras e objetivos institucionais. Dessa forma, os estudantes também estabelecem as suas relações com a instituição escolar e com os professores, a partir da influência de aspectos hegemônicos das maneiras de classificar o mundo, muitas vezes, pautadas por conteúdos estigmatizantes que reforçam visões reificadas da realidade e legitimadoras de desigualdades sociais.”
PEREIRA, A. B. A maior zoeira: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Faculdade de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. p. 244-246.
Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A etnografia escolar destacou que as relações lúdicas e tecnológicas são aspectos secundários na experiência juvenil, sendo ofuscadas por temas como violência e criminalidade.
II. A pesquisa etnográfica evidenciou que a escola, ao ser um espaço de formação juvenil, é também um local onde se reproduzem estruturas sociais que podem reforçar desigualdades, moldando as interações dos estudantes com a instituição e os professores.
Assinale a alternativa correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.