Questão 8
O trecho a seguir retrata uma etnografia em uma escola da periferia de São Paulo, analise com atenção.

“[…] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. […] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, ludicidade e jocosidade. Desses, as tecnologias e as relações lúdicas e jocosas empreendidas pelos jovens foram percebidas como aspectos centrais das experiências juvenis e escolares observadas em campo. Contudo, o enfoque sobre as ludicidades e as tecnologias não me levou a desprezar os demais elementos que me foram apresentados pelos atores em suas práticas cotidianas. […] Nessa dinâmica de apreensão das múltiplas associações entre os temas ou termos suscitados pela pesquisa de campo, evidenciou-se como cada um, conforme a perspectiva, modificava e era modificado pelo outro. Dessa maneira, se a escola possibilita a configuração de uma experiência juvenil específica, sendo uma das agências responsáveis pela definição contemporânea de juventude, essa, em sua experiência escolar, não apenas reinventa a escola, como, a partir do processo de reprodução das estruturas sociais instituído pela escola, passa também a reproduzir as formas como se dá essa experiência escolar, por meio de desestabilização de regras e objetivos institucionais. Dessa forma, os estudantes também estabelecem as suas relações com a instituição escolar e com os professores, a partir da influência de aspectos hegemônicos das maneiras de classificar o mundo, muitas vezes, pautadas por conteúdos estigmatizantes que reforçam visões reificadas da realidade e legitimadoras de desigualdades sociais.”

PEREIRA, A. B. A maior zoeira: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Faculdade de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. p. 244-246.
Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A etnografia escolar destacou que as relações lúdicas e tecnológicas são aspectos secundários na experiência juvenil, sendo ofuscadas por temas como violência e criminalidade.

PORQUE
II. A pesquisa etnográfica evidenciou que a escola, ao ser um espaço de formação juvenil, é também um local onde se reproduzem estruturas sociais que podem reforçar desigualdades, moldando as interações dos estudantes com a instituição e os professores.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificava correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.