QUESTÃO 2

Valente (2019) explora o conceito de ensino híbrido, que busca conciliar os pontos fortes do ensino online com os benefícios da sala de aula tradicional no contexto da educação formal. Essa abordagem inovadora visa superar as limitações de cada modelo individual, criando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, flexível e personalizado.

 

O ensino híbrido oferece diversas vantagens, como a possibilidade de os alunos acessarem conteúdos e atividades online a qualquer hora e em qualquer lugar, promovendo a autonomia e o ritmo individualizado de aprendizagem. Além disso, as aulas presenciais permitem a interação direta entre alunos e professores, possibilitando a resolução de dúvidas, o debate em grupo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

 

Ao combinar as vantagens de ambos os modelos, o ensino híbrido tem o potencial de transformar a educação formal, tornando-a mais engajadora, eficaz e acessível a todos os alunos. Essa abordagem inovadora requer planejamento cuidadoso, investimento em tecnologia e infraestrutura adequada, bem como a formação continuada de professores para poderem utilizar as ferramentas digitais eficazmente e promover metodologias de ensino ativas e centradas no aluno.

 

O ensino híbrido representa uma das tendências mais promissoras para o futuro da educação, abrindo caminho para um sistema educacional mais inovador, inclusivo e personalizado, capaz de atender às necessidades e expectativas dos alunos do século XXI.

 

Fonte: VALENTE, J. A. Criando condições para que alunos identifiquem suas preferências de aprendizagem: uma experiência com a graduação em Midialogia. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTIEN, P. (org.). Inovações Radicais na Educação Brasileira (Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira). Porto Alegre: Penso, 2019.

 

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I. O ensino híbrido tem um espaço significativo na educação brasileira e ganhou mais ainda no período pandêmico, quando abriu as portas para uma modalidade que já estava evoluindo.

 

​PORQUE

 

​II. Os cursos superiores já mantinham essa proposta, com validação de muitas pessoas que necessitavam de uma modalidade acadêmica mais flexível.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.