Vamos a um exemplo para entender melhor esse tema. O site Meio & Mensagem (2023) aponta que casos relacionados ao Greenwashing – ou seja, a descrição e a venda de produtos por empresas com uma falsa aparência de sustentabilidade – são capazes de prejudicar a imagem de uma organização, tanto diante de seus investidores quanto de seus consumidores.
O que pode levar as organizações a praticar tais ações é a necessidade de se adaptarem aos hábitos sustentáveis de consumo atuais, bem como a falta de conhecimento mais aprofundado sobre esse tema.
Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/greenwashing. Acesso em: 23 set. 2025.
No mercado, como tais ações podem acontecer? Vamos conhecer um exemplo de Greenwashing?
A Fiat anunciou, no lançamento do Uno 2017, o uso de “pneu superverde”. No entanto, após análise do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), o produto não conseguiu comprovar suas vantagens nem sua relação com os pneus “verdes”, que já são amplamente utilizados na indústria com o objetivo de reduzir o consumo de combustível e aumentar a durabilidade.
Fonte: https://autoesporte.globo.com/videos/noticia/2017/04/chevrolet-fiat-e-ford-mudam-anuncios-apos-denuncias-de-maquiagem-ecologica.ghtml. Acesso em: 23 set. 2025.
Embora o pneu seja fabricado pela Pirelli, o apelido foi dado pela montadora. A ação de comunicação foi corrigida e considerada Greenwashing.
Agora é a sua vez de pensar no Greenwashing que vem sendo realizado no mercado. Vamos começar? Para realizar a atividade MAPA, responda às questões a seguir. Lembre-se de usar o formulário-padrão da atividade que está disponível para você.
1) Antes de iniciar qualquer estudo sobre a ação da sustentabilidade dentro do marketing, é preciso compreender alguns conceitos. Assim, com base no conteúdo e material estudado na disciplina, elabore um texto entre 7 e 10 linhas explicando o conceito de Sustentabilidade e Greenwashing.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu! Elabore uma pesquisa e encontre uma ação de comunicação que tenha sido considerada Greenwashing.
Utilize as informações que coletou e preencha a tabela a seguir:
Observação: não esqueça de citar as fontes da pesquisa.
Empresa/Marca |
(Apresente, brevemente, a ação de comunicação – produto, marca, o que está sendo vendido, público). Elabore um texto entre 4 e 7 linhas.
|
Ação |
(Apresente uma ou mais imagens da ação – prints, fotos e/ou links de vídeos. Não se esqueça de citar a fonte).
|
3) Realize uma análise da ação escolhida, explicando, com base no conteúdo estudado, por que se encaixa em uma atividade de Greenwashing. Faça uma relação entre o conteúdo estudado com a ação que você escolheu na questão anterior. Caso necessário, realize uma pesquisa em outras referências, e não se esqueça de citar a fonte. Sua análise deve ser apresentada em um texto entre 7 e 15 linhas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.