Vigotski, um dos principais autores a estudar e pesquisar o tema sobre deficiência, desenvolveu uma tese, especialmente na obra Fundamentos da Defectologia (VIGOTSKI, 1997), sobre a deficiência não impedir a aprendizagem de um ser humano. O autor afirma que, quando o caminho principal de desenvolvimento apresenta alguma barreira, é possível criar caminhos alternativos de desenvolvimento que alcançarão os mesmos resultados, mas por vias colaterais, por caminhos paralelos. Isto posto, podemos utilizar a tese do autor para pensar as questões do desenvolvimento de pessoas autistas.
Fonte: VIGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectologia. In: Obras Escogidas, Tomo V. Madrid: Visor, 1997.
Segundo nossos estudos nesta disciplina, o desenvolvimento humano pode ocorrer por diferentes caminhos quando há barreiras no percurso. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I – A deficiência não é um impedimento absoluto para a aprendizagem, mesmo as que afetam o desenvolvimento neurológico.
II – É possível atingir resultados de desenvolvimento por rotas diferentes das típicas.
III – Barreiras no caminho principal do desenvolvimento podem ser superadas por meios alternativos.
Está correto o que se afirma em:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.