MAPA – SALI – CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 52_2025

 

Objetivo da atividade:

 

– Compreender e aplicar os conceitos de gestão do conhecimento em ambientes organizacionais.

– Propor estratégias de capacitação e retenção de conhecimento que considerem a diversidade de perfis dos colaboradores.

– Planejar treinamentos alinhados à realidade da organização, respeitando os princípios da educação de adultos e da inclusão.

 

Leia com atenção a situação hipotética a seguir:

 

Você foi contratado como consultor de educação corporativa de uma organização pública (ou ONG) que atua no combate à insegurança alimentar em comunidades vulneráveis. A instituição tem uma equipe bastante diversa (diferentes idades, formações, origens culturais e experiências) e enfrenta alta rotatividade de pessoal.

Nos últimos anos, diversos treinamentos foram realizados, mas o conhecimento adquirido não foi documentado nem compartilhado entre os colaboradores, e muitas iniciativas foram perdidas com a saída de funcionários.

Além disso, os treinamentos têm sido pouco eficazes: são teóricos demais, ignoram as experiências prévias dos colaboradores e não dialogam com suas realidades.

Diante do cenário nada promissor, a equipe de gestão entendeu que precisa mudar essa situação e decidiu contratar um consultor.

 

Elaborado pelo autora.

 

Proposta de atividade:

Você deverá elaborar um plano de ação para uma política de treinamento e gestão do conhecimento com foco em diversidade e inclusão, contendo os seguintes elementos:

 

Diagnóstico:

Quais são os principais desafios enfrentados pela organização com relação à gestão do conhecimento?

Quais são os perfis diversos que compõem a equipe?

Como a diversidade pode ser um fator positivo e também desafiador para os processos de aprendizagem?

 

Plano de Treinamento Inclusivo:

Como será feita a escuta e o mapeamento das competências e experiências da equipe?

Quais métodos de aprendizagem (teóricos, práticos, ativos etc.) serão utilizados e por quê?

Como garantir a aplicabilidade, a participação e o respeito à bagagem individual dos participantes (princípios da andragogia)?

Como garantir que o conhecimento gerado será documentado e compartilhado?

 

Sistematização e Disseminação do Conhecimento (Ciclo da GC):

Como transformar o conhecimento tácito (experiência prática) em explícito (documentado)?

Quais ferramentas serão usadas para garantir o acesso ao conhecimento por todos (exemplo: manuais, vídeos, banco de dados, mentorias etc.)?

Você foi contratado como consultor de educação corporativa de uma organização pública (ou ONG)

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Você foi contratado como consultor de educação corporativa de uma organização pública (ou ONG) ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.