Você já ouviu falar em “lugar de fala”? O termo se popularizou nos últimos anos no debate público brasileiro e ganhou redes sociais e televisão. Uma das grandes difusoras do conceito no país é Djamila Ribeiro, mestra em filosofia e professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), autora da obra “O que é lugar de fala?”. Djamila aponta em seu livro a importância de se ouvir as diversas vozes nas análises do discurso e a necessidade de se atentar a quem enuncia a narrativa. Falando de forma mais simples: não é só “o que se fala” que importa, mas “quem fala”. Pois o ponto de vista do falante parte da experiência individual e influencia seu discurso. Engana-se quem pensa que essa ideia vá no sentido de calar vozes ou censurar pensamentos, dando somente a um grupo o direito de falar sobre um assunto ou se posicionar sobre um tema.
Sobre o conceito de Lugar de Fala, analise as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa correta.
I – O lugar de fala diz respeito a “de onde vem” a voz que fala sobre determinado assunto, ou seja, a realidade social, financeira e pessoal do enunciador.
II – O conceito é uma forma de calar pessoas, pois só quem veio de uma realidade determinada pode falar sobre aquele assunto.
III – O lugar de fala nos ajuda a entender, ter mais empatia e dar voz às pessoas de diferentes realidades sociais.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.