1) Fase gástrica – onde a ação mastigatória dos dentes promove a desnaturação inicial da PNT (proteína), sequencialmente a digestão tem continuidade no estômago e exige a presença de enzimas digestivas.
2) Fase pancreática – exige a participação do pâncreas que está localizado na curvatura do duodeno no terço proximal do intestino delgado.
3) Fase intestinal – no intestino ocorre o término da digestão. As células do intestino liberam colecistoquinina que tem duas ações: 1° Ação (C1) – diminui motilidade estomacal; 2° Ação (C2) – Maior secreção de enteropeptidase (enzimas intestinas).
Em relação à fase 1 do processo de digestão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Durante o processo de digestão a principal enzima envolvida na digestão de proteínas é a pepsina que é secretada no estômago, junto ao HCl (ácido clorídrico).
II. A pepsina é ativa em pH 2,0 a 3,0 e inativa em pH acima de 5,0. Assim, para que a enzima tenha ação digestiva sobre proteínas, os sucos gástricos precisam ser ácidos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.