Questão 1
A inclusão de estudantes com transtornos de aprendizagem exige que o currículo seja flexível e adaptável às necessidades individuais, sem comprometer os objetivos pedagógicos. Nos últimos anos, fortalecem-se as propostas de adaptações curriculares que visam à equidade e à participação plena desses alunos. Em seu trabalho, Lana et al. (2024) propõe que educandos com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem devem ter assegurado o acompanhamento específico direcionado à sua dificuldade, da forma mais precoce possível. Em complemento, Blanco (2004) define adaptação curricular como toda e qualquer ação pedagógica que tenha a intenção de flexibilizar o currículo para oferecer respostas educativas às necessidades especiais dos alunos no contexto escolar.
LACERDA, Fabiano Madeira; BATISTA, Amanda Trajano; ENEAS, Eduardo Lucas Sousa; et al. Adaptações curriculares e inclusão: estratégias para promover a equidade no ensino. Journal of Business and Management, v. 26, n. 12, p. 44–50, 2024.
BLANCO, María B. Adaptações curriculares em atividades de matemática para alunos com TDAH: reflexões e possibilidades. In: LIMA, E.; COSTA, F. (Org.). Adaptação curricular: uma revisão sistemática sobre a prática educacional. Revista Foco, v. 17, n. 9, 2004.


Com base no excerto apresentado acima sobre adaptações curriculares, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
 

Alternativas
Alternativa 1:

As adaptações curriculares consistem em eliminar conteúdos e objetivos pedagógicos para simplificar o currículo, facilitando a aprendizagem do aluno.

Alternativa 2:

Adaptações curriculares são ações pontuais, aplicadas apenas em alunos com diagnóstico clínico comprovado, sem envolver a formação docente.

Alternativa 3:

Essas adaptações visam flexibilizar materiais, metodologias, tempo e avaliação, mantendo os objetivos de aprendizagem, respeitando o ritmo do aluno e promovendo inclusão.

Alternativa 4:

As adaptações curriculares são recomendáveis apenas quando todas as demais estratégias pedagógicas já falharam.

Alternativa 5:

As adaptações curriculares devem ser exclusivas para alunos com deficiência física, não sendo aplicáveis a transtornos de aprendizagem como TDAH ou dislexia.

A inclusão de estudantes com transtornos de aprendizagem exige que o currículo seja flexível e adaptável às necessidades individuais, sem comprometer os objetivos pedagógicos.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A inclusão de estudantes com transtornos de aprendizagem exige que o currículo seja flexível e adaptável às necessidades individuais, sem comprometer os objetivos pedagógicos. ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.