Questão 4
A interdisciplinaridade no atendimento ao TEA vai além da simples reunião de profissionais de diferentes áreas. Trata-se de uma troca constante de conhecimentos, que coloca o indivíduo no centro do cuidado. Essa articulação entre saberes e recursos comunitários, embora desafiadora, é essencial para oferecer um atendimento mais humano, integrado e eficaz. Ao reconhecer a complexidade e as múltiplas demandas das pessoas com TEA, a interdisciplinaridade possibilita intervenções que consideram todos os aspectos do desenvolvimento, promovendo melhores resultados.

Fonte: SILVA, A. L.; SOUZA, R. M. A interdisciplinaridade no atendimento a crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 29, e2, 2018.

Sobre a interdisciplinaridade no atendimento ao TEA, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A intervenção em aspectos de comunicação, como o aprimoramento de competências linguísticas e aspectos pragmáticos da comunicação, deve ser orientada pelos profissionais da educação.

Alternativa 2:

Pela expertise de cada profissional, objetivos em comum podem ser trabalhados em diferentes esferas de cuidado, proporcionando avanços que, possivelmente, não seriam alcançados com a atuação isolada.

Alternativa 3:

O acompanhamento contínuo e a adaptação com base nas necessidades do paciente não representam aspectos fundamentais para o modelo interdisciplinar, pois não há correlação direta com o bem-estar geral e a qualidade de vida do paciente.

Alternativa 4:

O desenvolvimento de autonomia nas Atividades de Vida Diária (AVD) fica a critério apenas dos terapeutas ocupacionais, por terem foco na adaptação dessas atividades e desempenharem papel fundamental no desenvolvimento de habilidades motoras e modulação sensorial.

Alternativa 5:

Para que o trabalho interdisciplinar seja eficaz, é necessário que todos os profissionais utilizem da mesma abordagem no acompanhamento do sujeito. Em função da eficácia comprovada da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), indica-se que essa seja a abordagem adotada por todos os profissionais.

A interdisciplinaridade no atendimento ao TEA vai além da simples reunião de profissionais de diferentes áreas

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A interdisciplinaridade no atendimento ao TEA vai além da simples reunião de profissionais de diferentes áreas ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.