Questão 8
A professora Rose está trabalhando com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No início do semestre, aplicou uma atividade em que os alunos deveriam escrever seus nomes e tentar produzir uma lista de palavras conhecidas, para verificar como cada um se relacionava com a escrita. Durante as semanas seguintes, observou os avanços das crianças por meio de produções de texto, registros em portfólio e rodas de leitura, intervindo sempre que necessário. Ao final do bimestre, solicitou uma produção escrita individual e aplicou uma leitura orientada com base em um texto já trabalhado em sala.
Com base no caso descrito, leia as afirmativas que seguem:
I. A atividade inicial com os nomes e a lista de palavras é um exemplo de avaliação formativa, pois mostra o progresso dos alunos ao longo do tempo.
II. As intervenções feitas a partir das observações durante a produção de textos e as rodas de leitura caracterizam a avaliação formativa, pois orientam a prática pedagógica continuamente.
III. A produção escrita individual e a leitura orientada ao final do bimestre correspondem à avaliação somativa, pois visam verificar o desempenho final dos alunos.
IV. A atividade diagnóstica só deve ser feita quando houver dúvidas sobre o desempenho da criança, e não no início do processo de alfabetização.
V. A atividade inicial, ao buscar identificar os conhecimentos prévios sobre leitura e escrita, é um exemplo de avaliação diagnóstica.
É correto o que se afirma em:
Com base no caso descrito, leia as afirmativas que seguem:
I. A atividade inicial com os nomes e a lista de palavras é um exemplo de avaliação formativa, pois mostra o progresso dos alunos ao longo do tempo.
II. As intervenções feitas a partir das observações durante a produção de textos e as rodas de leitura caracterizam a avaliação formativa, pois orientam a prática pedagógica continuamente.
III. A produção escrita individual e a leitura orientada ao final do bimestre correspondem à avaliação somativa, pois visam verificar o desempenho final dos alunos.
IV. A atividade diagnóstica só deve ser feita quando houver dúvidas sobre o desempenho da criança, e não no início do processo de alfabetização.
V. A atividade inicial, ao buscar identificar os conhecimentos prévios sobre leitura e escrita, é um exemplo de avaliação diagnóstica.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
