QUESTÃO 9
A teoria histórico cultural problematiza ambos os modelos de psicologia vigentes no início do século XIX, quais sejam: o pautado no modelo das ciências naturais, que analisava os processos elementares sensoriais e reflexos; e o mentalista, no qual entendia o homem como mente/consciência. Ambas as perspectivas desconsideravam sobremaneira a articulação mente e corpo e a influência dos aspectos culturais envolvidos no desenvolvimento humano.

Fonte: TULESKI, S. C. Vygotsky: a construção de uma psicologia marxista. Maringá: Editora Eduem, 2002.

 

Considerando os pressupostos da psicologia geral, defendida por Vygotsky, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A base filosófica utilizada pelo autor é a materialista histórico e dialética, postulada por Luria e Leontiev.
Alternativa 2 – Os autores dessa corrente teórica entendem o trabalho como sendo uma atividade que distância o homem da elevação cultural.
Alternativa 3 – Os estudos do autor propunham o estabelecimento da separação entre matéria e espírito, amparando-se no método materialista histórico e dialético.
Alternativa 4 – É redundante falar em humanização do homem, pois os indivíduos já nascem inscritos nessa categoria biológica.
Alternativa 5 – As funções psicológicas superiores remetem às competências desenvolvidas pelos indivíduos que promovem a independência com relação ao espaço e tempo.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.