A violência contra a mulher é um fenômeno complexo e persistente que ultrapassa as fronteiras do tempo e da geografia, estando enraizado em estruturas culturais, sociais e religiosas historicamente marcadas pelo patriarcado. De acordo com a definição das Nações Unidas, trata-se de qualquer ato de violência de gênero que cause ou possa causar danos físicos, sexuais ou psicológicos às mulheres, incluindo ameaças, coerções ou privações arbitrárias de liberdade, tanto na vida pública quanto na privada.
Essa realidade revela-se ainda mais alarmante quando se considera que, em grande parte dos casos, a violência é praticada por pessoas próximas à vítima — cônjuges, familiares, amigos ou conhecidos —, o que compromete ainda mais sua segurança e capacidade de denúncia.
Tal cenário evidencia que a violência de gênero não é apenas uma questão individual, mas um problema estrutural que reflete desigualdades profundamente arraigadas nas relações sociais e institucionais. Combater essa violência exige, portanto, não apenas respostas legais, mas também transformações culturais que desconstruam estereótipos de gênero e promovam relações mais equitativas e respeitosas entre homens e mulheres.
Fonte: ONU MULHERES. Fim da violência contra as mulheres. Disponível em: https://www.onumulheres.org.br/areas-tematicas/fim-da-violencia-contra-as-mulheres/.
Etapa 03: Problematizando
ETAPA 01:
Frente à leitura do texto apresentado na parte “Contextualizando” e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, leia atentamente o cenário abaixo:
CASO FICTÍCIO – “Dores que não se veem”
Fabiana tem 34 anos. Durante os últimos 8 anos de casamento com Roberto, passou por diversas formas de violência: física, emocional, patrimonial e simbólica. O agressor controlava seu dinheiro, fazia chantagens psicológicas, minava sua autoestima com xingamentos constantes e impedia-a de trabalhar fora ou estudar.
Embora tenha conseguido se separar legalmente, Fabiana ainda lida com as marcas psicológicas deixadas pelo relacionamento, incluindo depressão e ansiedade. Ao procurar atendimento jurídico e psicológico, percebeu que muitos profissionais ignoravam ou minimizavam seus relatos por ausência de marcas visíveis.
Recentemente, Fabiana buscou apoio em um centro de atendimento à mulher. Ela agora pensa em mover uma ação baseada na Lei Maria da Penha, alegando violência psicológica e moral, além de requerer medidas protetivas.
A história de Fabiana é ficcional, mas representa a realidade de milhares de mulheres brasileiras que enfrentam a violência de forma invisível, silenciosa e estrutural.
ETAPA 02: Redação do Relatório Dissertativo
Com base na leitura do caso, elabore um relatório dissertativo (no mínimo 2 páginas) respondendo e articulando os seguintes pontos:
Identifique as diferentes formas de violência sofridas por Fabiana (física, psicológica, simbólica e estrutural), com base no conteúdo estudado. Fundamente a resposta utilizando a Lei Maria da Penha e a teoria de autores como Bourdieu, Butler e Galtung.
Explique por que a violência psicológica ainda é invisibilizada na sociedade e no sistema de justiça. Como ela pode ser comprovada? Quais são os desafios jurídicos e emocionais para que a vítima consiga denunciar?
Analise como a violência simbólica e estrutural contribuem para a perpetuação da violência doméstica no Brasil, mesmo após avanços legais. Aponte como essas violências estão presentes no caso de Fabiana.
Proponha, enquanto futuro(a) agente de direitos humanos em sua profissão, ações concretas que poderiam ser adotadas para garantir a proteção de Fabiana e de outras mulheres na mesma situação.
Finalize com uma reflexão crítica sobre o papel das instituições na prevenção e combate à violência de gênero.
COMO FAZER ESTA ATIVIDADE – Orientações Importantes
Assista ao vídeo explicativo desta atividade, depois da leitura, siga os passos abaixo:
Parte 1: Análise, Conhecimento e Organização da atividade
1º Leia a reportagem disponibilizada.
2º Acesse o link da reportagem e leia com muita atenção a reportagem completa.
3º Assista as aulas conceituais, tenha sempre em mãos o livro da disciplina e se precisar conte com os recursos da Biblioteca Virtual.
4º Baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade
5º Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato WORD, que está disponível para download no Material da Disciplina.
Parte 2: Planejamento e execução da atividade
1º Já leu a reportagem completa?
2º Agora separe o material de apoio e os arquivos e responda às três perguntas abaixo.
3º Sugestão: responda às 5 perguntas separadamente no RASCUNHO (pode ser no seu caderno ou em um arquivo do seu computador – não precisa enviar as perguntas separadamente, envie apenas o texto).
4º Junte as 5 (cinco) perguntas em um texto corrido (dissertativo), deve ter começo (introdução), meio (desenvolvimento – respostas das questões) e fim (conclusão). Uma boa introdução trazendo o que será abordado e uma breve consideração final, tomando cuidado para que os assuntos estejam interligados e que tenha coerência (faça sentido).
Insira as referências bibliográficas utilizadas na pesquisa.
5º Responda em no mínimo 2 (duas) laudas (páginas), e não se esqueça de indicar as referências bibliográficas ao final.
6º Sugestão: Utilize autores teóricos (Exemplo: Bourdieu, Butler, Galtung), bem como fundamente juridicamente com a Lei Maria da Penha e, se desejar, com outros dispositivos legais como o Código Penal.
Parte 3: Revisão e Entrega
1º Revise o texto, leia quantas vezes for necessário, veja se não possui erros gramaticais e ortográficos, por fim certifique-se que seu texto está de acordo com as normas da ABNT.
2º Caso não tenha feito antes, baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade
3º Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato WORD, que está disponível para download no Material da Disciplina
4º Poste arquivo no ambiente do STUDEO, de preferência com antecedência, pois se todos deixarem para a última hora o sistema pode congestionar, sua internet pode oscilar ou ocorrer qualquer outro imprevisto, sendo assim, estudante prevenido(a) vale por 2 e não passa por apuros.
5º A atividade será aceita somente pelo STUDEO, atividades fora do prazo não serão aceitas.
6º Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no canal: Fale com Mediador.
Desejo a você bons estudos!
Atenciosamente
Prof.a Ma. Gabriela Amorim Paviani
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
