ATIVIDADE 2 – TEOL – TEOLOGIA E PÓS MODERNIDADE – 53_2025
“O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos não perguntam nada.”
Considerando a situação apresentada, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. De acordo com o enunciado, o mundo moderno é caracterizado pela aceleração da vida, desse modo que não mais há lugar para Deus e a Religião.
II. Segundo Troeltsch, o mundo moderno gerou uma nova civilização cultural que, por sua vez, produziu novas condições de vida religiosa.
III. Conforme Marx, o Capitalismo moderno gera sua contraparte: o proletariado moderno, criando o sujeito coletivo capaz de fazer a revolução visando a sua emancipação econômica.
IV. De acordo com Weber, o mundo moderno está construído sobre a mística espiritualista que preenche o sentido do mundo e da vida com encanto e magia.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, V e F.
F, V, F e V.
F, V, V e F.
V, V, F e V.
F, F, V e V.
A teologia não pode se esquivar do debate com os elementos teóricos do relativismo, ora absorvendo esses elementos em muitos de seus pressupostos pós-modernos, ora questionando a forma como eles são colocados, especialmente quando se relacionam com a “ditadura” dos absolutos. A teologia só tem a ganhar com esse debate e essa interação, ao contrário daqueles que veem nessa relação uma contaminação da fé pura (Gini, 2017).
Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Considerando a citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina sobre a tese do ‘Deus limitado’, analise as sentenças a seguir:
I. Deus é afetado pelas ações que ocorrem no universo.
II. Deus é idêntico ao universo, mas não está incluso nele.
III. Deus é uma entidade que está em constante processo e mudança.
IV. Deus é uma entidade, não um evento.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
É o presente que sustenta a compreensão do mundo do sujeito hipermoderno. Por isso, a profusão de postagens, likes e visualizações nas redes sociais consagrou o gênero discursivo da publicização da vida. Ao relatar ou postar os acontecimentos da atualidade para um presente compartilhado por todos, ao torná-los públicos, ao devolver uma certa ordem discursiva à pluralidade de eventos que ocorre em todos os momentos, a publicização da vida responde à necessidade hipermoderna de estruturação de um presente (Gini, 2017).
Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Com base na citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, assinale a opção correta:
O presente é o fim da sociedade. Nele está o princípio que começa na celebração do olhar para o passado para mudar o futuro.
O passado sustenta a compreensão do mundo do sujeito hipermoderno, é que deprimido por arrependimentos anteriores.
As publicações nas redes sociais não relativizam passado e futuro a um presente momentâneo e independente
Para o indivíduo hipermoderno o futuro é tem seu tempo certo e o presente é vivido da forma como deve ser.
A constante publicação de fatos da vida em redes sociais, responde à necessidade de estruturar o presente.
Com relação ao pensamento irracionalista, assinale a opção correta:
Os seres humanos somente conseguem formular verdades a partir da experiência assimilada pelos sentidos.
Os seres humanos só podem pensar sobre o mundo à luz da Revelação divina traduzidas em afirmações de fé.
No bojo da discussão irracionalista, a crença em Deus é semelhante à crença no Papai Noel ou no Saci Pererê.
A partir desse enunciado geral, assinale qual afirmação abaixo está de acordo com o pensamento irracionalista.
Os seres humanos são capazes de formular uma série de verdades universais por intermédio do uso devido e correto de sua capacidade natural de raciocínio.
Considerando a orientação antropológica do Iluminismo, avalie as afirmações a seguir.
II. O ser humano deve desvencilhar-se da tutela da Religião e se submeter ao do Estado, seguindo suas orientações como o melhor para a sociedade.
III. Todo ser humano é dotado de razão, portanto, todos são igualmente livres e emancipados, devendo participar de modo igual na vida em sociedade.
IV. O ser humano deve rejeitar a preguiça e a covardia, bem como o sentimento de insegurança, que o faz depositar sua confiança na verdade de outro.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Por sua vez, Max Weber analisa o desenvolvimento das sociedades ocidentais e o surgimento do moderno capitalismo industrial como um imenso processo de racionalização da vida e de desencantamento do mundo. E a origem desse processo de racionalização do capitalismo moderno está no puritanismo, motivado pela ação racional com relação a valores e, no caso do trabalho, com relação a fins. Ferreira (2010, p. 27 apud GINI, 2017) explica que, para Weber, “o trabalho feito como vocação in majorem Dei gloriam tornou-se uma ação racional com relação a fins – a busca da riqueza como um esporte”. O processo de racionalização da vida, no entanto, se expande além do controle dos próprios valores religiosos.
Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, assinale a opção correta:
Para Weber, a religião diz respeito apenas à esfera transcendente, desse modo, é algo que está ligado ao irracional e não é passível de uma análise sistematizada.
O capitalismo se desenvolveu como um processo de racionalização da vida e que teve influência do pensamento protestante, especialmente sobre encarar o trabalho como bênção de Deus.
Para Weber a religião desenvolvia outras aptidões mentais até então nunca vistas na história da humanidade, por isso mesmo a modernidade dependeu do fenômeno religioso para se desenvolver.
A máxima do método weberiano foi exemplificada na “Moral”, obra em que Weber estabelece uma relação entre o modo de pensar católico, notadamente, quanto ao aspecto ascético, e o espírito do capitalismo.
Weber consolidou a relação entre sociologia do conhecimento e sociologia filosófica, uma vez que, para ele, toda ação social pode ser compreendida dentro de uma análise filosófica e a religião e a filosofia são fenômenos similares.
Deus age em função das necessidades físicas, emocionais e espirituais do indivíduo, libertando-o das amarras que o impedem de exercer livremente a sua fé.
Deus exerce o seu poder em favor do indivíduo, atuando em áreas onde este não possui condições espirituais de se libertar sozinho dos seus paradigmas teológicos.
Deus exerce uma posição preferencial em relação às classes sociais, ao mesmo tempo em que as classes sociais se acham em condições de exigir isso dele.
Deus tem uma opção preferencial pelos pobres e os pobres têm uma compreensão especial da vontade de Deus.
Deus tem uma posição neutra em relação às classes sociais e as classes sociais não podem exigir isso de Deus.
A história da igreja católica nos séculos XIX e XX se caracteriza por uma luta constante no relacionamento entre o mundo moderno e a conservação da tradição. A chamada “controvérsia do modernismo” marcou os pontificados de Leão XIII (1878-1903) e de Pio X (1903-1914), com a retomada da tradição escolástica de Tomás de Aquino, a chamada neoescolástica. É uma época de isolamento, cheia de tensões e de atitudes negativas frente a tudo o que é moderno. Para muitos teólogos e para a igreja católica, “a fidelidade ao pensamento tradicional é o critério seguro da verdade” (Gini, 2017, p.).
Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Com base na citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I. Em 1910, Pio X escreveu o Sacrorum Antistitum em que repetia as medidas já ordenadas e apresentava um juramento antimodernista que deveria ser assinado por todos os professores, cônegos, párocos, padres e também funcionários da cúria episcopal.
PORQUE
II. Para a Igreja Católica, dogma é uma verdade de fé revelada por Deus. Logo, um dogma é imutável e definitivo; não pode ser mudado nem revogado.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
O desconstrucionismo afirma que não há como encontrar um sentido fixo em um determinado texto.
Sobre o desconstrucionismo, avalie as asserções:
I. Todas interpretações, para o desconstrucionismo, podem ser igualmente válidas ou destituídas de significado.
PORQUE
II. Os dois princípios que regem a interpretação textual no desconstrucionismo são: que tudo o que for escrito irá transmitir significados que o autor não havia intecionado e que o autor não consegue expressar em palavras tudo que a princípio quis dizer.
A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A modernidade não apenas cunhou o conceito atual de religião, mas também foi o nascedouro de sua crítica. Aliás, o conceito e crítica da religião não apenas se constituem como tais na modernidade, mas estão diretamente relacionados: a crítica só pôde ser feita porque, por meio da formulação conceitual, a religião foi reificada, ou seja, ao ser objetivada ela se tornou passível de análise e crítica (Gini, 2017).
Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, analise as sentenças a seguir:
I. O Iluminismo marcou o início de um processo de emancipação destes dois tipos de sistema religioso: emancipação intelectual da tutela da autoridade e da tradição e emancipação econômica, transformando os bens da igreja em bens civis.
II. A Reforma protestante inaugurou o paradigma moderno, trazendo transformações substanciais no panorama político-religioso e nas consciências dos indivíduos.
III. O Iluminismo pode ser compreendido com um movimento que acelerou o colapso da visão teocêntrica e reconfigurou a ordem do mundo sem a presença da religião.
IV. A crítica da religião constitui uma das características da filosofia iluminista ocidental, pois crítica da religião, crítica das Igrejas e crítica da teologia são elementos imprescindíveis da orientação moderna.
É correto o que se afirma em:
I, apenas
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.