Questão 3
Atualmente uma estrada que corta a área urbana de um município, encontra-se sobrecarregada, na qual há um projeto de duplicação. A rodovia tem intenso tráfego de caminhões, que não só transportam cargas gerais como também produtos perigosos. Em média, 85 caminhões transportando produtos perigosos transitam diariamente nos dois sentidos da rodovia. Estão sendo estudadas duas alternativas para duplicar a estrada: Alternativa 1 – duplicação segundo o alinhamento atual da rodovia e Alternativa 2 – desvio de 2 km antes da zona urbana, levando a rodovia a atravessar uma várzea, cruzar um rio e atravessar um maciço montanhoso através de um túnel de 1,5 km. A Figura 1 apresenta um mapa hipotético mostrando a implantação de uma rodovia, e na sequência apresenta-se a descrição da região onde pretende-se implantar a rodovia, bem como as alternativas propostas.

Figura 1 – Mapa hipotético da implantação de uma rodovia
Fonte: Elabora pelo autora, 2025.

A zona urbana do município tem uma população de cerca de 75.000 habitantes. A área urbanizada vem se expandindo para norte, em direção à rodovia e à várzea do rio, que ainda mantém importante atividade agrícola (rizicultura e pecuária), mas os proprietários rurais estão sob pressão de imobiliárias para vender suas terras para fins de loteamento. Há remanescentes de vegetação ciliar. O rio forma uma várzea em sua margem direita. Em sua margem esquerda há um maciço montanhoso constituído de rocha calcária, onde são conhecidas diversas cavernas naturais, observando-se uma crescente atividade de ecoturismo.

O empreendimento: Alternativa 1. A duplicação segundo o alinhamento atual implicará a desapropriação de um certo número de moradias e de construções comerciais, assim como a remoção de cerca de 40 famílias que ocuparam irregularmente a faixa de domínio da rodovia. A desapropriação será necessária para a construção de um novo acesso à cidade, incluindo um trevo a ser construído nas proximidades da ponte sobre o afluente do rio principal.

O empreendimento: Alternativa 2. O alinhamento desta alternativa atravessará propriedades agrícolas situadas na várzea do rio. O trecho atual da rodovia se transformará em via urbana, sob responsabilidade da Prefeitura. Será construído um trevo de acesso na junção da via atual com a via projetada. Toda a margem esquerda do rio, incluindo o local onde será construído o túnel, é uma Área de Proteção Ambiental sob administração estadual. O local é predominantemente coberto por floresta ombrófila densa (Mata Atlântica), mas há diversas plantações de eucalipto. Existem atualmente estradas vicinais não pavimentadas que dão acesso ao local.

Considerando o texto apresentado, sobre os impactos ambientais e a análise de alternativas do projeto hipotético, analise as afirmativas a seguir:

I. Um dos impactos ambientais negativos da Alternativa 1 é a transferência compulsória da população afetada.
II. Os impactos ambientais negativos da Alternativa 2 incluem o aumento do assoreamento de águas superficiais, perda de cobertura da vegetação nativa e destruição de habitats.
III. Exemplos de impactos positivos para a Alternativa I são a alteração da taxa de emprego e a alteração do sistema viário.
IV. Caso sejam tomadas ações para realocação da população, a Alternativa 1 se torna mais viável, bem como a rodovia já é existente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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