
Figura 1 – Mapa hipotético da implantação de uma rodovia
Fonte: Elabora pelo autora, 2025.
A zona urbana do município tem uma população de cerca de 75.000 habitantes. A área urbanizada vem se expandindo para norte, em direção à rodovia e à várzea do rio, que ainda mantém importante atividade agrícola (rizicultura e pecuária), mas os proprietários rurais estão sob pressão de imobiliárias para vender suas terras para fins de loteamento. Há remanescentes de vegetação ciliar. O rio forma uma várzea em sua margem direita. Em sua margem esquerda há um maciço montanhoso constituído de rocha calcária, onde são conhecidas diversas cavernas naturais, observando-se uma crescente atividade de ecoturismo.
O empreendimento: Alternativa 1. A duplicação segundo o alinhamento atual implicará a desapropriação de um certo número de moradias e de construções comerciais, assim como a remoção de cerca de 40 famílias que ocuparam irregularmente a faixa de domínio da rodovia. A desapropriação será necessária para a construção de um novo acesso à cidade, incluindo um trevo a ser construído nas proximidades da ponte sobre o afluente do rio principal.
O empreendimento: Alternativa 2. O alinhamento desta alternativa atravessará propriedades agrícolas situadas na várzea do rio. O trecho atual da rodovia se transformará em via urbana, sob responsabilidade da Prefeitura. Será construído um trevo de acesso na junção da via atual com a via projetada. Toda a margem esquerda do rio, incluindo o local onde será construído o túnel, é uma Área de Proteção Ambiental sob administração estadual. O local é predominantemente coberto por floresta ombrófila densa (Mata Atlântica), mas há diversas plantações de eucalipto. Existem atualmente estradas vicinais não pavimentadas que dão acesso ao local.
Considerando o texto apresentado, sobre os impactos ambientais e a análise de alternativas do projeto hipotético, analise as afirmativas a seguir:
I. Um dos impactos ambientais negativos da Alternativa 1 é a transferência compulsória da população afetada.
II. Os impactos ambientais negativos da Alternativa 2 incluem o aumento do assoreamento de águas superficiais, perda de cobertura da vegetação nativa e destruição de habitats.
III. Exemplos de impactos positivos para a Alternativa I são a alteração da taxa de emprego e a alteração do sistema viário.
IV. Caso sejam tomadas ações para realocação da população, a Alternativa 1 se torna mais viável, bem como a rodovia já é existente.
É correto o que se afirma em:
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