De acordo com a teoria piagetiana, a inteligência é entendida como o estado de equilíbrio dinâmico entre os esquemas mentais do sujeito e sua capacidade progressiva de adaptação ao meio, permitindo o indivíduo agir de forma cada vez mais flexível e assertiva com o seu entorno. Esse processo decorre da articulação entre quatro fatores essenciais, quais sejam: a maturação, a experiência, a transmissão social e o processo de equilibração.
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.

Figura 1. Bebê aprendendo a andar.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/beb%C3%AA-aprendendo-a-andar-ir-ajuda-3947076/. Acesso em: 28 abr. 2025.

Figura 2. Criança praticando a escrita.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/filho-crian%C3%A7a-jogar-estude-cor-865116/. Acesso em: 28 abr. 2025.
Considerando o exposto e as imagens sob a perspectiva da teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:
I. A imagem I representa uma criança aprendendo andar, de tal forma que podemos inferir que ela remete ao conceito de maturação, por fazer alusão a um processo neurofisiológico.
II. O conceito de maturação remete ao pressuposto que o desenvolvimento cognitivo decorre de uma base neurológica adequada que possa receber novas informações.
III. A imagem II representa uma criança executando uma atividade de escrita, então podemos inferir que a mesma remete ao conceito de transmissão social.
IV. O conceito de transmissão social na obra piagetiana consiste nas informações e ações apreendidas por meio da relação com outros indivíduos ao longo do desenvolvimento do sujeito.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
