QUESTÃO 7
No seu percurso profissional você, invariavelmente, encontrará sujeitos que não aprendem os conteúdos acadêmicos conforme o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional. Dessa forma, conseguir identificar os possíveis fatores que estão influenciando na aquisição das habilidades acadêmicas específicas permitirá atuar de forma eficaz frente a esta situação. Para desenvolver sua habilidade investigativa, sugiro o seguinte caso:

Pedro tem 10 anos e teve uma queda abrupta em seu rendimento escolar no 3° bimestre, mobilizando a equipe escolar a investigar o que poderia estar acontecendo com o aluno. Conversaram com ele, e ele não sabia dizer nada além de que tinha perdido a vontade de estudar. A equipe notou a mudança de comportamento do aluno também nos intervalos ao constatar que ele não brincava mais com os colegas, optando por ficar sentado em um canto remoto do pátio. Ao chamar a família para conversar sobre Pedro, foram informados sobre o falecimento recente de uma avó muito próxima dele e da resistência do aluno em expressar aos pais sua tristeza.

 

Considerando o exposto e os tipos de dificuldades de aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Os dados fornecidos tanto pelo desempenho do aluno quanto pela família não são suficientes para inferimos o que pode estar impactando de forma significativa o rendimento de Pedro.
Alternativa 2 – A queda significativa no rendimento escolar de Pedro sugere que ele não se adaptou ao método de ensino da série em questão, portanto se trata de uma dificuldade intrínseca ao sujeito.
Alternativa 3 – A queda significativa no rendimento escolar de Pedro sugere que ele tinha algum transtorno específico das habilidades acadêmicas não identificado anteriormente, pois as séries anteriores não eram tão complexas.
Alternativa 4 – A queda significativa no rendimento escolar de Pedro somente no 3° bimestre sugere que algum acontecimento tem alterado momentaneamente o desempenho do aluno, portanto se trata de uma dificuldade de percurso.
Alternativa 5 – A queda significativa no rendimento escolar de Pedro sugere que ele tem algum transtorno do neurodesenvolvimento, portanto se trata de uma dificuldade secundária, pois impacta na aprendizagem, mas não decorre dela.

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