Questão 6
O artigo 200, inciso V, da Constituição Federal brasileira, estabelece uma função crucial do Sistema Único de Saúde (SUS), qual seja, fomentar o progresso científico e tecnológico, bem como a inovação na área da saúde. Esse mandato vai além da mera prestação de serviços de saúde; ele convoca o SUS a ser um agente ativo na pesquisa e no desenvolvimento de novas soluções que possam melhorar a qualidade do atendimento e a eficácia das intervenções em saúde. Isso implica um compromisso com o financiamento de pesquisas, o suporte à formação de pesquisadores e a promoção de parcerias com instituições acadêmicas e outras entidades. O objetivo é garantir que o setor de saúde não só acompanhe os avanços tecnológicos globais, mas também contribua para eles, focando em inovações que possam ser aplicadas para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para toda a população brasileira.
Adaptado de: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 196, Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 18 out. 2023.


Conforme o exposto, assinale a alternativa que melhor caracteriza o papel da pesquisa em saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e o envolvimento das instituições de ensino superior.

Alternativas
Alternativa 1:

A pesquisa biomédica no SUS é limitada às neurociências, com pouca atenção a outras áreas como farmacologia e biotecnologia.

Alternativa 2:

O SUS considera a pesquisa em saúde pública para o tratamento do câncer inatingível e por estas razões não dirige seu financiamento a ela para que não se comprometa o desenvolvimento da demais políticas de saúde no país.

Alternativa 3:

Os sistemas de pesquisa em saúde criados pelo SUS visam à melhoria direta da atenção à saúde, sem influência na atividade econômica ou na cultura da evidência.

Alternativa 4:

As pesquisas em saúde, sejam elas públicas ou privadas, são consideradas componentes indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento das nações, contribuindo tanto diretamente quanto indiretamente para a saúde.

Alternativa 5:

A iniciação científica, um mecanismo de pesquisa no cenário acadêmico, é exclusiva das universidades públicas, sendo uma vez que os financiamentos não se dirigem as instituições privadas de ensino superior.

O artigo 200, inciso V, da Constituição Federal brasileira, estabelece uma função crucial do Sistema Único de Saúde (SUS)

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

O artigo 200, inciso V, da Constituição Federal brasileira, estabelece uma função crucial do Sistema Único de Saúde (SUS) ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.