O Parecer n. 252/69, do Conselho Federal de Educação (CFE), e a Resolução n. 2/69 fixaram os conteúdos mínimos e a duração de quatro anos para o curso de Pedagogia
QUESTÃO 2
O Parecer n. 252/69, do Conselho Federal de Educação (CFE), e a Resolução n. 2/69 fixaram os conteúdos mínimos e a duração de quatro anos para o curso de Pedagogia. Neste caso, o currículo compunha uma parte comum e outra diversificada. Nesse currículo, havia, ainda, as habilitações profissionais: Orientação Educacional, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. O habilitado, também, poderia lecionar as disciplinas pedagógicas nos cursos de formação de professores, nesse período, na Escola Normal. Nesta perspectiva, acontecia tanto a formação do generalista quanto do especialista no mesmo curso de graduação. Essa forma de organização permaneceu até depois da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº. 9.394/96, sendo alterada com as novas diretrizes curriculares nacionais do Curso de Pedagogia de 2006.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando a atuação do Pedagogo/a, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Atuação na gestão de instituições de ensino, envolvendo funções administrativas, financeiras, e de recursos humanos, sempre com um olhar voltado para a melhoria do processo educativo.
PORQUE
II. Planejamento e implementação de projetos que integrem tecnologias da informação e comunicação (TICs) ao processo educativo, potencializando o ensino e a aprendizagem.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
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