Para o desenvolvimento dessa atividade o professor deve elaborar um plano de aula estruturado e detalhado, descrevendo os objetivos pedagógicos, público-alvo, competências e habilidades da BNCC que serão trabalhadas, conteúdos a serem desenvolvidos, recursos didáticos que serão utilizados, metodologia de ensino e estratégias de avaliação.
Para a realização dessa atividade a equipe pedagógica da escola deve avaliara o plano de aula do(a) professor(a) e observar se a proposta de aula está coerente com o tema.
Atividade
A partir da situação apresentada, elabore uma proposta de plano de aula para ser aplicada em uma turma do 1° ano do ensino médio. Você deve escolher um dos tópicos listados a seguir e desenvolver uma atividade que estimule o aluno a refletir sobre o fenômeno físico escolhido. A atividade deve possibilitar a participação ativa dos alunos na aula, estimulando um aprendizado mais concreto e significativo, apresentando a física como uma ciência relacionada ao cotidiano.
A proposta desenvolvida deve ser um experimento de baixo custo (concreto ou virtual) para que possa ser utilizada por diferentes professores em outras escolas.
Tópicos disponíveis (escolha apenas um):
– Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU).
– Leis de Newton.
– Lançamento Oblíquo.
– Força Centrípeta.
– Pêndulo Simples.
Instruções gerais para a realização da atividade:
Escolha um dos tópicos acima e elabore um plano de aula para a turma do 1° ano do Ensino Médio de acordo, com o template disponível na pasta “materiais da disciplina”.
Evidência de execução do experimento: fotos, se for presencial/concreto ou prints da tela, se for utilizado um recurso virtual, conforme detalhado abaixo.
Fotos do experimento, se presencial/concreto, mostrando processo de montagem e materiais utilizados (1 foto) e do experimento concluído (1foto).
Dois prints de tela do simulador ou recurso virtual utilizado, se for o caso.
Indicação da fonte quando o experimento for online (nome do site, URL formatada conforme instruções da disciplina).
Breve relato (no máximo 10 linhas) do que foi observado no experimento e como isso ilustra o conceito e colabora para o Ensino de Física do tema escolhido.
Observação: É obrigatória a aplicação do Plano de aula em uma escola.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
