Piaget via elementos de verdade e de inverdade em ambas as tradições [empiristas e racionalistas]. Como cientista com conhecimento biológico, ele se recusava a continuar o debate com base na especulação filosófica. A única maneira de resolver o conflito epistemológico, dizia ele, era estudar cientificamente a origem e o desenvolvimento do conhecimento. Com essa convicção, ele queria estudar como a humanidade construiu a matemática e a ciência desde os tempos pré-históricos, pois acreditava que, para entender o conhecimento humano, era necessário estudar sua origem e seu desenvolvimento, e não apenas o produto final. Contudo, as provas pré-históricas e históricas já não mais lhe estavam disponíveis, e foi por isso que ele decidiu estudar o desenvolvimento do conhecimento empírico e da razão nas crianças. O seu estudo foi, assim, um modo de responder cientificamente a questões epistemológicas.
Fonte: KAMII, C. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 12.
I. O excerto faz menção à quebra de paradigma que a epistemologia genética promoveu ao discordar das concepções de origem do conhecimento ou exclusivamente de ordem hereditária ou de ordem física e social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
