A comunicação organizacional é o processo por meio do qual a informação se movimenta e é compartilhada entre as pessoas. Um dos aspectos importantes sobre a comunicação organizacional é a existência das redes formais e informais. Estas últimas também denominadas redes de rumores. Fonte: COSTA, W. S. Psicologia Organizacional. Maringá-PR: UniCesumar, 2016. Assim, considerando as redes de […]
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“Quando a dor de não estiver vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda”. Sigmund FreudFrase retirada do texto: “Inibição, sintoma e ansiedade” (1926). Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status quo da situação já organizada e segura da pessoa. Isso provoca um […]
A busca por objetivos e resultados satisfatórios por parte das organizações requer, cada vez mais, lideranças que sejam capazes de impulsioná-las no contexto competitivo da atualidade rumo não apenas à sobrevivência, mas ao sucesso. A liderança existe no sentido de dar uma direção, introduzir renovação e revitalização para o alcance de resultados. Fonte: COSTA, W. Psicologia […]
Um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influência e é influenciada pelas outras (WAGNER III; HOLLENBECK; SILVA, 2009, p. 210). WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R; SILVA, R. O. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Em relação à formação de […]
Dinâmica dos Grupos é a área de conhecimento que estuda os fenômenos grupais, sendo que, segundo Mailhiot (1976, p. 66), “[a] produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”. Fonte: adaptado de: PEIXOTO, Thiago et al. […]
As relações entre as pessoas, grupos, organizações, Estados e nações são marcadas por uma sucessão de conflitos, de diferentes tipos, com diferentes níveis de gravidade, de resoluções mais ou menos difíceis. As organizações só terão sucesso se conseguirem manter entre seus funcionários a colaboração e cooperação necessárias para o trabalho em conjunto. Mas, para isso, […]
Inicialmente as preocupações com a gestão da diversidade cultural foram primeiramente discutidas nos Estados Unidos sendo provenientes de políticas de ações afirmativas. Ações essas, que segundo Galeão-Silvae Alves (2004), abrangem um conjunto de políticas específicas para membros de grupos sociais atingidos por formas de exclusão social que lhes negam um tratamento igualitário no acesso às […]
O Fordismo era uma forma sistêmica de trabalho, cujo objetivo principal era reduzir ao máximo os custos de produção e, assim, reduzir o custo do produto. No caso da Ford, cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando maior velocidade de produção. Também não era […]
O termo Psicologia Organizacional e do Trabalho, empregado desde a década de 90, tem por objetivo contemplar a atual diversidade da área, de modo a propor a existência de dois grandes eixos de fenômenos que envolvem aspectos psicossociais: as organizações, enquanto ferramenta social formadora de coletivos humanos e o trabalho, enquanto atividade básica do ser […]
“Bergamini (2008) usa o termo ‘lentes de percepção social’ para falar sobre o modo com que cada indivíduo percebe e interpreta os fenômenos e pessoas ao seu redor, querendo dizer que o observador não é impassível ou neutro diante da realidade percebida, mas que vê a realidade de acordo com o que lhe interessa ver. […]