Uma equipe de marketing digital foi contratada para aumentar as vendas de um produto ofertado em um site de comércio eletrônico. Para isso, elaborou um anúncio que, quando o cliente clica sobre ele, é direcionado

para a página de vendas do produto. Esse anúncio foi divulgado em duas redes sociais, A e B, e foram obtidos os seguintes resultados:

• rede social A: o anúncio foi visualizado por 3 000 pessoas; 10% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 3% das que clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 100,00;

• rede social B: o anúncio foi visualizado por 1 000 pessoas; 30% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 2% das que

clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 200,00.

Por experiência, o pessoal da equipe de marketing considera que a quantidade de novas pessoas que verão o anúncio é diretamente proporcional ao investimento realizado, e que a quantidade de pessoas que comprarão o produto também se manterá proporcional à quantidade de pessoas que clicarão sobre o anúncio.

O responsável pelo produto decidiu, então, investir mais R$ 300,00 em cada uma das duas redes sociais para a divulgação desse anúncio e obteve, de fato, o aumento proporcional esperado na quantidade de clientes que compraram esse produto. Para classificar o aumento obtido na quantidade (Q) de compradores desse produto, em consequência dessa segunda divulgação, em relação aos resultados observados na primeira divulgação, o responsável pelo produto adotou o seguinte critério:

• Q ≤ 60%: não satisfatório;

• 60% < Q ≤ 100%: regular;

• 100% < Q ≤ 150%: bom;

• 150% < Q ≤ 190%: muito bom;

• 190% < Q ≤ 200%: excelente

aumento na quantidade de compradores, em consequência dessa segunda divulgação, em relação ao que foi registrado com a primeira divulgação, foi classificado como

A) Não satisfatório.

B) Regular.

C) Bom.

D) Muito bom.

E) Excelente.

 

Solução

Na primeira divulgação a quantidade de compradores pode ser calculado como

10% de 3000 = 300

3% de 300 = 9 compradores

Fazendo as continhas da segunda divulgação temos:

30% de 1000 = 300

2% de 300 = 6 compradores

O responsável decidiu investir 300 reais e o aumento foi proporcional.

Na primeira aumentou o investimento de 100 para 300, então o número de compradores também triplicou de 9 para 27

Na segunda divulgação a razão entre o primeiro investimento de 200 para 300 é de 1,5, multiplicando 6 por 1,5 descobrimos que o número novo é de 9 compradores.

No total antes tínhamos 15 compradores, depois ficamos com 36 compradores.

Calculando a taxa de aumento por regra de três

15 — 100%

36 — x

Multiplicando cruzado encontramos

x = 240%, ou seja, houve um aumento de 140%

100% < Q ≤ 150%

Alternativa C

Uma equipe de marketing digital foi contratada para aumentar as vendas de um produto ofertado em um site de comércio eletrônico. Para

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