QUESTÃO 9
Durante milênios, o mel foi o principal adoçante utilizado pelas civilizações antigas, tanto por seu sabor quanto por suas propriedades de conservação. Com o avanço das rotas comerciais e as Cruzadas, a cana-de-açúcar passou a circular mais amplamente na Europa, especialmente por influência dos árabes. A partir do século XVI, com a maior oferta de açúcar, surgiram novas possibilidades para a confeitaria, como a criação de técnicas mais elaboradas e o uso de ingredientes como claras de ovos, natas e frutas cristalizadas. Mais tarde, a descoberta do açúcar de beterraba tornou esse produto ainda mais acessível, expandindo a cultura doceira pelo continente europeu.

 

Fonte: DIAS, C. C. Confeitaria Clássica e Brasileira. Maringá: UniCesumar, 2016. Reimpressão, 2021.

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a evolução dos ingredientes na confeitaria clássica, analise as afirmativas a seguir:

I. O mel foi o principal adoçante utilizado por civilizações antigas antes da chegada do açúcar à Europa.

II. A cana-de-açúcar começou a ser difundida na Europa durante as Cruzadas, por influência dos povos árabes.

III. O desenvolvimento de técnicas mais sofisticadas na confeitaria foi possibilitado pela crescente oferta de açúcar a partir do século XVI.

IV. O açúcar de beterraba surgiu no século XIX na Europa com uma alternativa mais acessível e também como retaguarda pela escassez devido a guerras e conflitos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.