Etapa 1: Planejamento e Estrutura do Código – Antes de começar a codificar, planeje a estrutura do seu programa. Defina a struct: Crie uma estrutura chamada Livro com os campos necessários: int codigo; char titulo[50]; char autor[30]; char area[30]; int ano; char editora[30]; Declare as constantes e variáveis: Use #define para definir uma constante para […]
Arquivos (Opcional – desafio extra): Para armazenar o acervo de forma persistente, lendo os dados de um arquivo ao iniciar o programa e salvando-os ao encerrar. Dado o contexto, seguem as etapas que precisarão cumprir na atividade: Etapa 1: Planejamento e Estrutura do Código – Antes de começar a codificar, planeje a estrutura do seu […]
Funções Intrínsecas: Para operações de manipulação de strings (por exemplo, strcmp para comparar nomes) e outras utilidades. Arquivos (Opcional – desafio extra): Para armazenar o acervo de forma persistente, lendo os dados de um arquivo ao iniciar o programa e salvando-os ao encerrar. Dado o contexto, seguem as etapas que precisarão cumprir na atividade: Etapa […]
Entrada e Saída de Dados: Para interagir com o usuário, recebendo dados do teclado e exibindo resultados na tela. Funções Intrínsecas: Para operações de manipulação de strings (por exemplo, strcmp para comparar nomes) e outras utilidades. Arquivos (Opcional – desafio extra): Para armazenar o acervo de forma persistente, lendo os dados de um arquivo ao […]
Estruturas Condicionais: Para criar um menu de opções e tomar decisões lógicas, como verificar se um livro foi encontrado na pesquisa. Entrada e Saída de Dados: Para interagir com o usuário, recebendo dados do teclado e exibindo resultados na tela. Funções Intrínsecas: Para operações de manipulação de strings (por exemplo, strcmp para comparar nomes) e […]
Estruturas de Repetição: Para percorrer o vetor de livros durante o cadastro, a impressão e a ordenação. Estruturas Condicionais: Para criar um menu de opções e tomar decisões lógicas, como verificar se um livro foi encontrado na pesquisa. Entrada e Saída de Dados: Para interagir com o usuário, recebendo dados do teclado e exibindo resultados […]
Funções: Para modularizar o código, separando a lógica de cada funcionalidade (cadastrar, imprimir, pesquisar, ordenar). Estruturas de Repetição: Para percorrer o vetor de livros durante o cadastro, a impressão e a ordenação. Estruturas Condicionais: Para criar um menu de opções e tomar decisões lógicas, como verificar se um livro foi encontrado na pesquisa. Entrada e […]
Strings: Para manipular os campos de texto como título, autor, área e editora. Funções: Para modularizar o código, separando a lógica de cada funcionalidade (cadastrar, imprimir, pesquisar, ordenar). Estruturas de Repetição: Para percorrer o vetor de livros durante o cadastro, a impressão e a ordenação. Estruturas Condicionais: Para criar um menu de opções e tomar […]
Vetores: Para criar um acervo com capacidade para 20 livros, utilizando um vetor de structs. Strings: Para manipular os campos de texto como título, autor, área e editora. Funções: Para modularizar o código, separando a lógica de cada funcionalidade (cadastrar, imprimir, pesquisar, ordenar). Estruturas de Repetição: Para percorrer o vetor de livros durante o cadastro, […]
Constantes: Para definir o tamanho máximo do acervo de 20 livros. Vetores: Para criar um acervo com capacidade para 20 livros, utilizando um vetor de structs. Strings: Para manipular os campos de texto como título, autor, área e editora. Funções: Para modularizar o código, separando a lógica de cada funcionalidade (cadastrar, imprimir, pesquisar, ordenar). Estruturas […]
