Quais são os maiores desafios enfrentados por essas crianças em termos de alimentação saudável? Como as ações do nutricionista podem impactar positivamente a qualidade de vida dessas crianças? Quais estratégias você poderia adotar para garantir que as mudanças sejam sustentáveis a longo prazo? Realize o planejamento de 1 tema, que você considera de grande […]
4 – Agora, chegou o momento de relatar à equipe do projeto quais seriam suas intervenções com o grupo de crianças da escola. Lembrando que deve levar em consideração particularidades culturais e econômicas da comunidade, promovendo hábitos alimentares saudáveis de forma sustentável. Quais são os maiores desafios enfrentados por essas crianças em termos de […]
3- Após aplicar um questionário para conhecer os hábitos alimentares das crianças, você encontrou relatos de que algumas delas gostariam de experimentar mais alimentos saudáveis, mas sentem resistência ou desconhecem a importância desses alimentos. Com base no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento, identifique e explique em qual estágio esse grupo se encontra. […]
2- Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido a cognição ser de extrema importância quando pensamos em processo de aprendizagem, a teoria do estágio cognitivo de Piaget se torna importante para o processo de educação. Analisando os estágios dessa teoria, aponte qual deles seria imprescindível estudar para aplicar educação alimentar […]
1 – Com base no caso da Escola Municipal “Sementes do Amanhã”, qual modelo de educação (tradicional ou dialógico-problematizadora) você considera mais adequado para aplicar em um projeto de Educação Alimentar e Nutricional com crianças pequenas? Justifique sua resposta considerando os objetivos da EAN, a realidade das crianças e a forma como o aprendizado […]
Você como Nutricionista contratado, indique quais pontos seriam importantes de serem estudados, para realizar uma atividade de educação alimentar e nutricional de sucesso? 1 – Com base no caso da Escola Municipal “Sementes do Amanhã”, qual modelo de educação (tradicional ou dialógico-problematizadora) você considera mais adequado para aplicar em um projeto de […]
Agora, com base nessas premissas, você será desafiado a elaborar um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para crianças em idade escolar em uma comunidade que enfrenta dificuldades na adoção de hábitos alimentares saudáveis. A Escola Municipal “Sementes do Amanhã” atende cerca de 250 crianças com idades entre 2 e 7 anos. Embora […]
Dessa forma, compreender as necessidades nutricionais infantis, os aspectos cognitivos do aprendizado e as estratégias pedagógicas mais eficazes é fundamental para o desenvolvimento de um projeto de Educação Alimentar e Nutricional voltado para esse público. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª ed. Brasília, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. BRASIL. […]
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos (2019) e o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) reforçam a importância da introdução alimentar equilibrada, do consumo predominante de alimentos in natura e da redução dos ultraprocessados. No entanto, na realidade de muitas crianças, a oferta de alimentos saudáveis é comprometida por […]
MAPA – NUT – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 Material de Avaliação Prática da Aprendizagem A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na infância é essencial para a formação de hábitos saudáveis que podem perdurar por toda a vida. Segundo o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, a […]
