TEXTO 1 TEXTO 2 Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Margem para serem […]
Texto 1 É importante considerar que o Brasil passou ao patamar de Estado laico em 1890, com o Decreto 119 do mesmo ano, de autoria da eminente figura da política brasileira, Ruy Barbosa. Na verdade, já existia a liberdade de crença pessoal no Brasil antes disso, mas ainda não havia liberdade de culto, coisa que […]
A escola laica quer dizer nada mais do que isso: que haja uma abordagem não-proselitista da religião, o que implica em que a proposta do Ensino Religioso transcenda as diversas disciplinas e o diálogo entre elas. (…) Na ANPED, o maior encontro de educação do país, até existem trabalhos sobre ensino religioso, mas a tendência […]
A questão da autoridade permeou a Reforma, pois ela estava sendo disputada entre Deus, o papa, o rei e o povo; ou Deus, o rei, o papa e o povo. A igreja tinha duas armas básicas: a excomunhão e o interdito, que é a interdição dos sacramentos em toda uma região, o que era terrível, […]
TEXTO 1 O conhecimento religioso, objeto da área de Ensino Religioso, é produzido no âmbito das diferentes áreas do conhecimento científico das Ciências Humanas e Sociais, notadamente da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Essas Ciências investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades enquanto um dos bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas […]
TEXTO 1 Historicamente, o Brasil é considerado um país de tradição católica. Alves et al (2017) descrevem que diante da “miscigenação e do sincretismo religioso, as terras brasileiras tornaram-se palco do encontro de três grandes tradições culturais: a católica europeia, a nativa das Américas e a africana, com clara hegemonia da primeira”. DIAS, Bruno Bonsanto; […]
TEXTO 1 Disponível em: https://osaopaulo.org.br/colunas/a-importancia-da-educacao-liturgica-para-os-leigos/ TEXTO 2 A vida de uma comunidade celebrante purifica continuamente a tradição litúrgica por meio da experiência e contribuição de muitas sensibilidades, sobretudo daqueles que têm qualidades artísticas excepcionais. Muitas vezes, na urgência e no afano de viver melhor o ser comunidade orante, comunidades paroquiais ou não lançam mão de […]
Considerando a fundamentação legal do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que legitimou essa disciplina em uma de suas cinco áreas garantindo a abordagem de todas as religiões, culturas e sociedades, considerando os princípios da ética e da ciência e da percepção do contexto do educando, analise as afirmações abaixo e assinale […]
Vamos pensar um pouco sobre o currículo na Educação Cristã de nossas Comunidades de Fé: “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.” (SILVA, 2004 apud Greggersen, 2020) GREGGERSEN, Gabriele. Educação Cristã e Ensino Religioso. […]
Reforma Protestante revelou pensadores e educadores preocupados com o desenvolvimento intelectual do ser humano, em alguns casos entendendo a educação formal como obrigatória a todo indivíduo, Greggersen (2020) enfatiza o fato de alguns reformadores defenderem uma educação pública para todos, absorvendo em seu currículo diversas disciplinas que buscavam educar o ser humano como um todo. […]
