A construção de Projetos Político-Pedagógicos no contexto hospitalar exige articulação entre ensino, organização institucional

A construção de Projetos Político-Pedagógicos no contexto hospitalar exige articulação entre ensino, organização institucional e aspectos clínicos. O planejamento, que já é complexo na escola regular, torna-se ainda mais desafiador no hospital, onde o tempo de permanência do aluno é incerto, as turmas são multisseriadas e as condições clínicas impõem adaptações constantes. Modelos como o […]

A atuação psicopedagógica no hospital exige escuta ativa, olhar sensível e colaboração com a equipe multiprofissional.

A atuação psicopedagógica no hospital exige escuta ativa, olhar sensível e colaboração com a equipe multiprofissional. Esse profissional considera aspectos emocionais, sociais e cognitivos do paciente para garantir uma intervenção adequada e efetiva. Com base nessa perspectiva de atuação integral, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada do psicopedagogo hospitalar: ALTERNATIVAS Limitar sua […]

A atuação do psicopedagogo no hospital não deve seguir um padrão fixo. Cada paciente traz consigo uma realidade clínica, emocional e familiar distinta.

A atuação do psicopedagogo no hospital não deve seguir um padrão fixo. Cada paciente traz consigo uma realidade clínica, emocional e familiar distinta. Por isso, é essencial que o profissional conheça o diagnóstico médico e compreenda as implicações que ele gera no cotidiano da criança, incluindo suas possibilidades de interação, aprendizagem e desenvolvimento. SEULE, Lucas; […]

O psicopedagogo hospitalar deve adaptar suas ações considerando variáveis como o tempo de internação, o diagnóstico clínico

O psicopedagogo hospitalar deve adaptar suas ações considerando variáveis como o tempo de internação, o diagnóstico clínico, a presença ou não de classe hospitalar e o suporte familiar. Essas variáveis interferem diretamente no planejamento das atividades pedagógicas, no vínculo com o paciente e na continuidade da aprendizagem, exigindo intervenções personalizadas que respeitem a realidade de […]

A atuação do psicopedagogo hospitalar ultrapassa os limites da aplicação de conteúdos curriculares. Esse profissional se ocupa de compreender

A atuação do psicopedagogo hospitalar ultrapassa os limites da aplicação de conteúdos curriculares. Esse profissional se ocupa de compreender o impacto da doença no processo de aprendizagem, interligando saúde, escola e família. Diferentemente do pedagogo, que executa atividades de ensino, o psicopedagogo planeja intervenções, adapta o currículo, dialoga com a equipe multiprofissional e atua como […]

O processo de hospitalização infantil envolve o afastamento da criança de seu ambiente habitual, como a escola, a casa e o convívio familiar

O processo de hospitalização infantil envolve o afastamento da criança de seu ambiente habitual, como a escola, a casa e o convívio familiar. A rotina hospitalar é marcada por regras, procedimentos médicos e a perda da autonomia, o que pode influenciar o bem-estar emocional. Essa experiência pode gerar diferentes reações, como medo, insegurança e sentimentos […]

Durante a hospitalização, é possível observar diferentes reações das crianças quanto à sua permanência no ambiente hospitalar.

Durante a hospitalização, é possível observar diferentes reações das crianças quanto à sua permanência no ambiente hospitalar. Algumas demonstram tristeza e angústia, enquanto outras conseguem lidar melhor com a situação por meio de estratégias de enfrentamento, como o brincar ou o apoio familiar. As atividades lúdicas e os vínculos afetivos são aspectos que podem contribuir […]

A situação de internação compromete o desenvolvimento escolar e emocional do aluno, o que exige ações articuladas entre o psicopedagogo, a escola e a família

A situação de internação compromete o desenvolvimento escolar e emocional do aluno, o que exige ações articuladas entre o psicopedagogo, a escola e a família. A escola de origem tem papel ativo tanto na manutenção do vínculo quanto na preparação do retorno do aluno após a alta. O psicopedagogo, por sua vez, precisa considerar as […]

A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como princípios a valorização dos sujeitos, a corresponsabilidade, a autonomia e a construção

A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como princípios a valorização dos sujeitos, a corresponsabilidade, a autonomia e a construção coletiva do cuidado em saúde. Sua implementação nos hospitais favorece práticas colaborativas entre diferentes profissionais e a inclusão de áreas como a psicopedagogia no cuidado à criança hospitalizada. O vínculo afetivo e a escuta ativa […]

No ambiente hospitalar, o psicopedagogo encontra sujeitos em sofrimento. Sua atuação deve começar com a escuta atenta e sensível

No ambiente hospitalar, o psicopedagogo encontra sujeitos em sofrimento. Sua atuação deve começar com a escuta atenta e sensível, buscando compreender não apenas os aspectos cognitivos, mas também as experiências emocionais e sociais da criança ou adolescente. Antes de propor qualquer atividade pedagógica, é preciso reconhecer o momento em que o paciente se encontra, respeitando […]

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