A Política Nacional de Humanização (PNH) visa ampliar a participação de usuários, gestores e profissionais nos processos de cuidado

A Política Nacional de Humanização (PNH) visa ampliar a participação de usuários, gestores e profissionais nos processos de cuidado e gestão em saúde. Seu foco está na valorização da autonomia dos sujeitos, na construção de vínculos e na corresponsabilidade. No ambiente hospitalar, esses princípios orientam uma prática interdisciplinar, ética e acolhedora, que inclui o psicopedagogo […]

Durante o processo de hospitalização, a criança vivencia uma ruptura em sua rotina habitual, sendo afastada de suas atividades escolares

Durante o processo de hospitalização, a criança vivencia uma ruptura em sua rotina habitual, sendo afastada de suas atividades escolares, familiares e sociais. A rotina hospitalar impõe regras rígidas, procedimentos invasivos e limitações de autonomia, o que pode afetar significativamente seu desenvolvimento emocional e cognitivo. A compreensão desses impactos é essencial para pensar intervenções que […]

A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como princípios a valorização dos sujeitos, a escuta qualificada

A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como princípios a valorização dos sujeitos, a escuta qualificada, o acolhimento e a corresponsabilidade no processo de cuidado. No ambiente hospitalar, o psicopedagogo contribui para a construção de vínculos, para o reconhecimento da criança como sujeito ativo e para a promoção da aprendizagem como um direito, mesmo em […]

A atuação do psicopedagogo hospitalar deve considerar as dimensões cognitiva, emocional e social do aluno

A atuação do psicopedagogo hospitalar deve considerar as dimensões cognitiva, emocional e social do aluno. Para isso, é necessário avaliar o diagnóstico clínico, compreender o impacto da hospitalização na aprendizagem, manter contato com a escola e envolver a família. A articulação com a equipe multiprofissional e o planejamento individualizado favorecem o cuidado integral e a […]

A brinquedoteca hospitalar surgiu no Brasil como iniciativa pontual de profissionais sensíveis à importância do brincar como forma de expressão

A brinquedoteca hospitalar surgiu no Brasil como iniciativa pontual de profissionais sensíveis à importância do brincar como forma de expressão, vínculo e enfrentamento da dor. Com o tempo, sua presença foi incorporada a programas de humanização do cuidado e reconhecida por legislações e diretrizes que defendem o direito da criança à brincadeira, mesmo em contexto […]

A construção de Projetos Político-Pedagógicos no contexto hospitalar exige articulação entre ensino, organização institucional

A construção de Projetos Político-Pedagógicos no contexto hospitalar exige articulação entre ensino, organização institucional e aspectos clínicos. O planejamento, que já é complexo na escola regular, torna-se ainda mais desafiador no hospital, onde o tempo de permanência do aluno é incerto, as turmas são multisseriadas e as condições clínicas impõem adaptações constantes. Modelos como o […]

A atuação psicopedagógica no hospital exige escuta ativa, olhar sensível e colaboração com a equipe multiprofissional.

A atuação psicopedagógica no hospital exige escuta ativa, olhar sensível e colaboração com a equipe multiprofissional. Esse profissional considera aspectos emocionais, sociais e cognitivos do paciente para garantir uma intervenção adequada e efetiva. Com base nessa perspectiva de atuação integral, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada do psicopedagogo hospitalar: ALTERNATIVAS Limitar sua […]

A atuação do psicopedagogo no hospital não deve seguir um padrão fixo. Cada paciente traz consigo uma realidade clínica, emocional e familiar distinta.

A atuação do psicopedagogo no hospital não deve seguir um padrão fixo. Cada paciente traz consigo uma realidade clínica, emocional e familiar distinta. Por isso, é essencial que o profissional conheça o diagnóstico médico e compreenda as implicações que ele gera no cotidiano da criança, incluindo suas possibilidades de interação, aprendizagem e desenvolvimento. SEULE, Lucas; […]

O psicopedagogo hospitalar deve adaptar suas ações considerando variáveis como o tempo de internação, o diagnóstico clínico

O psicopedagogo hospitalar deve adaptar suas ações considerando variáveis como o tempo de internação, o diagnóstico clínico, a presença ou não de classe hospitalar e o suporte familiar. Essas variáveis interferem diretamente no planejamento das atividades pedagógicas, no vínculo com o paciente e na continuidade da aprendizagem, exigindo intervenções personalizadas que respeitem a realidade de […]

A atuação do psicopedagogo hospitalar ultrapassa os limites da aplicação de conteúdos curriculares. Esse profissional se ocupa de compreender

A atuação do psicopedagogo hospitalar ultrapassa os limites da aplicação de conteúdos curriculares. Esse profissional se ocupa de compreender o impacto da doença no processo de aprendizagem, interligando saúde, escola e família. Diferentemente do pedagogo, que executa atividades de ensino, o psicopedagogo planeja intervenções, adapta o currículo, dialoga com a equipe multiprofissional e atua como […]

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