A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]
Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula com sua turma: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. […]
A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]
Jacques Delors destaca como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e de formação continuada. Esses pilares podem ser tomados também como bússola orientadora das ações docentes visando o desenvolvimento de competências e […]
Considere o excerto a seguir: O que significa a metacognição? A metacognição é algo que está ligado à consciência e ao automonitoramento do ato de aprender ou ainda a aprendizagem sobre o processo de aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os recursos externos. É a compreensão do aprendizado. Fonte: […]
O papel do psicopedagogo e do professor na gestão das competências socioemocionais transcende o modelo de ensino convencional, enfatizando o desenvolvimento do autoconhecimento e da autovalorização. Essa abordagem possibilita que alunos e profissionais reconheçam suas fraquezas e pontos fortes, promovendo uma educação mais abrangente e alinhada com as demandas atuais do século XXI. Fonte: adaptado […]
Maria é professora integrante da equipe da escola Cora Coralina e tem como atribuição planejar as aulas e elaborar projetos que visam desenvolver e gerenciar as competências socioemocionais tanto dos professores quanto dos alunos. Considerando o exposto sobre o trabalho da professora na escola Cora Coralina e sobre o que pode contribuir para o sucesso […]
A pele é um órgão complexo, composto por duas camadas altamente estruturadas. Sua função principal é proteger o organismo contra agressões externas, regular a temperatura corporal e desempenhar uma série de outras funções vitais. Fonte: SANTOS, Jakelline Braga. Podologia Clínica Geral. Maringá – PR. Unicesumar, 2021. Assinale a seguir o nome da camada mais superficial […]
Entre as alterações dermatológicas que acometem os pés, algumas podem apresentar manifestações complexas e de difícil manejo clínico. Uma dessas condições é caracterizada pelo espessamento anormal da epiderme na região afetada, podendo ocorrer na região plantar e estar associada − ou não − a disfunções sistêmicas do paciente. A principal característica dessa patologia é a […]
Algumas alterações osteoarticulares nos pés são frequentemente observadas na prática clínica podológica. Entre essas alterações, destaca-se uma patologia que acomete o antepé, afetando especificamente a articulação do primeiro metatarso. O primeiro sinal clínico observado é o desvio lateral do hálux, acompanhado do valgismo do primeiro metatarso, o que leva ao surgimento de uma protuberância óssea […]
