A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor

A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]

Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula

Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula com sua turma: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. […]

A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor

A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]

Jacques Delors destaca como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida

Jacques Delors destaca como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e de formação continuada. Esses pilares podem ser tomados também como bússola orientadora das ações docentes visando o desenvolvimento de competências e […]

Considere o excerto a seguir: O que significa a metacognição? A metacognição é algo que está ligado à consciência e ao automonitoramento

Considere o excerto a seguir: O que significa a metacognição? A metacognição é algo que está ligado à consciência e ao automonitoramento do ato de aprender ou ainda a aprendizagem sobre o processo de aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os recursos externos. É a compreensão do aprendizado. Fonte: […]

O papel do psicopedagogo e do professor na gestão das competências socioemocionais transcende o modelo de ensino convencional, enfatizando

O papel do psicopedagogo e do professor na gestão das competências socioemocionais transcende o modelo de ensino convencional, enfatizando o desenvolvimento do autoconhecimento e da autovalorização. Essa abordagem possibilita que alunos e profissionais reconheçam suas fraquezas e pontos fortes, promovendo uma educação mais abrangente e alinhada com as demandas atuais do século XXI. Fonte: adaptado […]

Maria é professora integrante da equipe da escola Cora Coralina e tem como atribuição planejar as aulas e elaborar projetos que visam desenvolver

Maria é professora integrante da equipe da escola Cora Coralina e tem como atribuição planejar as aulas e elaborar projetos que visam desenvolver e gerenciar as competências socioemocionais tanto dos professores quanto dos alunos. Considerando o exposto sobre o trabalho da professora na escola Cora Coralina e sobre o que pode contribuir para o sucesso […]

A pele é um órgão complexo, composto por duas camadas altamente estruturadas. Sua função principal é proteger o organismo

A pele é um órgão complexo, composto por duas camadas altamente estruturadas. Sua função principal é proteger o organismo contra agressões externas, regular a temperatura corporal e desempenhar uma série de outras funções vitais. Fonte: SANTOS, Jakelline Braga. Podologia Clínica Geral. Maringá – PR. Unicesumar, 2021. Assinale a seguir o nome da camada mais superficial […]

Entre as alterações dermatológicas que acometem os pés, algumas podem apresentar manifestações complexas e de difícil manejo clínico.

Entre as alterações dermatológicas que acometem os pés, algumas podem apresentar manifestações complexas e de difícil manejo clínico. Uma dessas condições é caracterizada pelo espessamento anormal da epiderme na região afetada, podendo ocorrer na região plantar e estar associada − ou não − a disfunções sistêmicas do paciente. A principal característica dessa patologia é a […]

Algumas alterações osteoarticulares nos pés são frequentemente observadas na prática clínica podológica. Entre essas alterações

Algumas alterações osteoarticulares nos pés são frequentemente observadas na prática clínica podológica. Entre essas alterações, destaca-se uma patologia que acomete o antepé, afetando especificamente a articulação do primeiro metatarso. O primeiro sinal clínico observado é o desvio lateral do hálux, acompanhado do valgismo do primeiro metatarso, o que leva ao surgimento de uma protuberância óssea […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.