Nas últimas décadas, as políticas educacionais no Brasil passaram por mudanças significativas devido à influência do modelo neoliberal. Segundo Aranha (1989), o neoliberalismo defende a redução do papel do Estado na oferta de serviços públicos, incluindo a educação, promovendo a descentralização e o incentivo à iniciativa privada. Para Carneiro (2013), esse modelo impacta a educação […]
A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, cujo propósito é de preparar o estudante para o exercício de profissões, auxiliando-o na inserção e atuação na esfera do trabalho, bem como na vida em sociedade (CARVALHO, 2021). CARVALHO, T. C. Estrutura e […]
Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano. 2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação no PhET, escape room digital, quiz no Kahoot, construção de mapas conceituais digitais). 3. Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. […]
Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve muitas alterações em suas abordagens e formatos de ensino. A EJA será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio, na idade própria, e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Fonte: CARVALHO, Tereza […]
A imagem gerada é um infográfico educativo ilustrando a estrutura e organização das etapas da educação básica no Brasil. A imagem apresenta um diagrama estruturado ou linha do tempo destacando as principais fases da educação básica. As etapas da educação são divididas e identificadas visualmente, incluindo: Educação Infantil: Representada por crianças pequenas em um ambiente […]
Nesse sentido, imagine que você deverá desenvolver uma Unidade de Ensino para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando um recurso digital ou gamificado que potencialize a aprendizagem ativa. Você deverá: 1. Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano. 2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação […]
Compreender a importância das tecnologias no ensino é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio para o educador contemporâneo é integrar essas tecnologias de maneira planejada, significativa e motivadora, respeitando os princípios da aprendizagem ativa e a diversidade de perfis de estudantes. Nessa atividade, você será convidado a ir além da análise: vai construir o […]
Com base na matemática básica ou elementar, tem-se que a razão e proporção são utilizadas para realizar comparações ou estabelecer igualdade entre duas ou mais grandezas diferentes. Deste modo, a razão realiza a comparação e a proporção faz a igualdade entre as razões. Considerando o tema sobre razões e proporções, analise as afirmações a seguir: […]
De acordo com Crespo (2002), as medidas estatísticas têm por objetivo destacar o comportamento dos dados estatísticos. Dessa maneira, é possível localizar tanto a maior concentração de valores de uma dada distribuição, ou seja, o local em que ela se localiza em posição aos elementos observados (início, meio ou fim), como a conferência de uma […]
De acordo com Crespo (2002), da mesma forma que as tabelas, os gráficos têm por função a apresentação de forma clara e objetiva dos resultados de uma pesquisa. Nesse contexto, a apresentação dos dados em um gráfico deve primar pela simplicidade, possuir clareza e expressar a verdade, ou seja, ter veracidade, todavia os gráficos podem […]

