Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar),

Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos.   – Introdução: apresente brevemente a importância […]

Quando optamos por apresentar os dados coletados em uma tabela, dizemos que estamos utilizando uma representação tabular, correto?

Quando optamos por apresentar os dados coletados em uma tabela, dizemos que estamos utilizando uma representação tabular, correto? Esta forma de apresentação dos valores tem por objetivo mostrar o comportamento dos dados a fim de facilitar sua análise, permitindo que qualquer tipo de leitor tenha acesso à informação pesquisada sem a necessidade da leitura de […]

Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos

Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos escolares, em especial os conhecimentos estatísticos, tendo em vista que este é o momento em que as crianças, naturalmente, questionam sobre tudo ao seu redor, período este das descobertas e curiosidades. […]

O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva…).

O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva…). Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em […]

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.   O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada […]

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento. Essa compreensão é essencial para a formação docente e para a construção de aulas mais envolventes, interdisciplinares e culturalmente ricas. […]

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo” (BNCC, 2018, p. 564). Nesse sentido, a inclusão da História da Matemática no ensino não é apenas um recurso […]

As medidas estatísticas tendem a prever e revelar comportamentos dos dados obtidos em uma pesquisa, tornando possível localizar áreas de maior

As medidas estatísticas tendem a prever e revelar comportamentos dos dados obtidos em uma pesquisa, tornando possível localizar áreas de maior e menor concentração em uma dada distribuição, verificando, também, local e posição dos elementos observados (início, meio ou fim). Analisando a afirmação anterior sobre as medidas estatísticas e com base em seus estudos, é […]

De acordo com os estudos dessa disciplina, foi possível reconhecer que dificilmente estudamos todos os elementos de uma população.

De acordo com os estudos dessa disciplina, foi possível reconhecer que dificilmente estudamos todos os elementos de uma população. Desta forma, se faz necessário optarmos por trabalhar com parte dela e a esta parte damos o nome de amostra. Assim, uma amostra pode ser definida segundo Crespo (2002), como um subconjunto composto por elementos extraídos […]

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes culturas ao longo do tempo. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a BNCC destaca a importância de que os estudantes “reconheçam que a Matemática é uma construção humana que se desenvolveu em diferentes […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.