A história da Psicologia do Esporte e do Exercício se confunde com a história da Psicologia Geral, ou seja, já no início da história da Psicologia como ciência temos relatos de trabalhos sendo realizados no contexto esportivo. Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018. Considerando a importância atual […]
Ação: Para realizar essa atividade, responda a seguinte pergunta. Explique o que é um boxplot e para que ele pode ser utilizado. Observação: a entrega da atividade deve ser feita na caixa de texto a seguir. Atente-se, pois após a finalização da atividade, não será possível realizar alterações no texto. Verifique a sua resposta […]
Refletir sobre as experiências vividas durante o jogo é crucial para transformar essas vivências em aprendizado. Esse momento de reflexão permite que as crianças entendam o impacto de suas ações no grupo e reconheçam a importância de conviver de maneira respeitosa e colaborativa. Quando essa reflexão é guiada por adultos, como educadores, profissionais e pais, […]
Essa visualização facilita a comparação entre diferentes grupos ou condições e é amplamente utilizada em áreas como saúde, ciências sociais, finanças e biologia para explorar a distribuição dos dados. Fonte: https://www.alura.com.br/artigos/melhorando-a-analise-com-o-boxplot. Acesso em: 28 maio 2025. Ação: Para realizar essa atividade, responda a seguinte pergunta. Explique o que é um boxplot e para […]
Para fortalecermos nossas reflexões sobre a importância do conceito de brinquedo, debate muito importante para os futuros profissionais, apresentamos três argumentos: – O brinquedo pode ser uma ferramenta de trabalho (como os professores e profissionais de educação física), portanto, ele precisa estar sempre atualizado quanto ao manuseio seguro, às possibilidades de variação e à adequação […]
Existem diferentes abordagens que buscam entender porque o jogo é uma atividade tão essencial e universal. Embora algumas dessas abordagens tenham sido superadas por teorias mais recentes, elas desempenharam um papel importante no desenvolvimento do campo e continuam a influenciar o modo como o jogo é percebido e estudado até hoje. LORO, A. P.; LEÃO […]
A mediação de atividades lúdicas por adultos deve considerar as preferências das crianças para tornar a experiência mais agradável e enriquecedora (Almeida; Gil, 2009). Segundo Silva (2016), o adulto atua como mediador do conhecimento, orientando valores e estímulos que contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança. A presença do adulto durante os […]
Os gráficos são essenciais para a análise de dados, pois permitem a visualização rápida de padrões, tendências e variações. Entre os diversos tipos de gráficos, o boxplot (ou diagrama de caixa) se destaca por resumir informações estatísticas importantes em uma representação simples e intuitiva. Essa visualização facilita a comparação entre diferentes grupos ou condições e […]
No século XX, o teórico e historiador Johan Huizinga publicou, em 1944, a obra clássica Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Nesse estudo, Huizinga argumenta que o jogo é um fenômeno cultural fundamental, estando presente em diversas formas de interação humana. Para o autor, a ludicidade não é apenas uma atividade de lazer, […]
De acordo com Callado (2006), os jogos possuem três aspectos universais que podem ser observados em diversas culturas: – Universalidade – A maioria das crianças, independentemente da cultura, brinca de maneira semelhante, embora os rituais e significados dos jogos possam variar conforme as características culturais. – Acessibilidade dos materiais – A maioria dos jogos não […]

