A história da Psicologia do Esporte e do Exercício se confunde com a história da Psicologia Geral, ou seja, já no início da história da Psicologia

A história da Psicologia do Esporte e do Exercício se confunde com a história da Psicologia Geral, ou seja, já no início da história da Psicologia como ciência temos relatos de trabalhos sendo realizados no contexto esportivo. Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018. Considerando a importância atual […]

Ação: Para realizar essa atividade, responda a seguinte pergunta. Explique o que é um boxplot e para que ele pode ser utilizado.

Ação: Para realizar essa atividade, responda a seguinte pergunta. Explique o que é um boxplot e para que ele pode ser utilizado.   Observação: a entrega da atividade deve ser feita na caixa de texto a seguir. Atente-se, pois após a finalização da atividade, não será possível realizar alterações no texto. Verifique a sua resposta […]

Refletir sobre as experiências vividas durante o jogo é crucial para transformar essas vivências em aprendizado.

Refletir sobre as experiências vividas durante o jogo é crucial para transformar essas vivências em aprendizado. Esse momento de reflexão permite que as crianças entendam o impacto de suas ações no grupo e reconheçam a importância de conviver de maneira respeitosa e colaborativa. Quando essa reflexão é guiada por adultos, como educadores, profissionais e pais, […]

Essa visualização facilita a comparação entre diferentes grupos ou condições e é amplamente utilizada em áreas como saúde, ciências sociais, finanças e biologia para explorar a distribuição dos dados.

Essa visualização facilita a comparação entre diferentes grupos ou condições e é amplamente utilizada em áreas como saúde, ciências sociais, finanças e biologia para explorar a distribuição dos dados.   Fonte: https://www.alura.com.br/artigos/melhorando-a-analise-com-o-boxplot. Acesso em: 28 maio 2025.   Ação: Para realizar essa atividade, responda a seguinte pergunta. Explique o que é um boxplot e para […]

Para fortalecermos nossas reflexões sobre a importância do conceito de brinquedo, debate muito importante para os futuros profissionais

Para fortalecermos nossas reflexões sobre a importância do conceito de brinquedo, debate muito importante para os futuros profissionais, apresentamos três argumentos: – O brinquedo pode ser uma ferramenta de trabalho (como os professores e profissionais de educação física), portanto, ele precisa estar sempre atualizado quanto ao manuseio seguro, às possibilidades de variação e à adequação […]

Existem diferentes abordagens que buscam entender porque o jogo é uma atividade tão essencial e universal.

Existem diferentes abordagens que buscam entender porque o jogo é uma atividade tão essencial e universal. Embora algumas dessas abordagens tenham sido superadas por teorias mais recentes, elas desempenharam um papel importante no desenvolvimento do campo e continuam a influenciar o modo como o jogo é percebido e estudado até hoje. LORO, A. P.; LEÃO […]

A mediação de atividades lúdicas por adultos deve considerar as preferências das crianças para tornar a experiência mais agradável

A mediação de atividades lúdicas por adultos deve considerar as preferências das crianças para tornar a experiência mais agradável e enriquecedora (Almeida; Gil, 2009). Segundo Silva (2016), o adulto atua como mediador do conhecimento, orientando valores e estímulos que contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança. A presença do adulto durante os […]

Os gráficos são essenciais para a análise de dados, pois permitem a visualização rápida de padrões, tendências e variações. Entre os diversos

Os gráficos são essenciais para a análise de dados, pois permitem a visualização rápida de padrões, tendências e variações. Entre os diversos tipos de gráficos, o boxplot (ou diagrama de caixa) se destaca por resumir informações estatísticas importantes em uma representação simples e intuitiva. Essa visualização facilita a comparação entre diferentes grupos ou condições e […]

No século XX, o teórico e historiador Johan Huizinga publicou, em 1944, a obra clássica Homo ludens: o jogo como elemento da cultura.

No século XX, o teórico e historiador Johan Huizinga publicou, em 1944, a obra clássica Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Nesse estudo, Huizinga argumenta que o jogo é um fenômeno cultural fundamental, estando presente em diversas formas de interação humana. Para o autor, a ludicidade não é apenas uma atividade de lazer, […]

De acordo com Callado (2006), os jogos possuem três aspectos universais que podem ser observados em diversas culturas

De acordo com Callado (2006), os jogos possuem três aspectos universais que podem ser observados em diversas culturas: – Universalidade – A maioria das crianças, independentemente da cultura, brinca de maneira semelhante, embora os rituais e significados dos jogos possam variar conforme as características culturais. – Acessibilidade dos materiais – A maioria dos jogos não […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.