Vale ressaltar que, nos últimos anos, é comum empreendedores franquearem seus negócios para a obtenção de lucro. Para chegar a esse patamar, é importante o negócio operar com sucesso no mercado para se pensar na possibilidade de torná-lo uma franquia. A partir das informações apresentadas no texto e considerando a temática “franquias”, descreva, em até […]
O recreador é o profissional responsável por organizar e desenvolver a Teoria da Prática da Recreação, unindo conceitos teóricos e ações práticas em atividades de lazer e recreação. Conforme a Associação Brasileira de Recreadores (Abre, 2004), esse profissional interage diretamente com grupos, transformando a cultura em experiências recreativas em eventos regulares ou pontuais. Além de […]
O conceito de zona de desenvolvimento proximal ou potencial refere-se à capacidade de um indivíduo realizar tarefas com a ajuda de outra pessoa mais experiente. Essa mediação pode ocorrer por meio do diálogo, da colaboração ou da imitação, permitindo que a criança supere seus limites atuais e desenvolva novas habilidades (Rego, 2014, p. 73). A […]
‘Desde 2006 que o sentido de iniciativa e empreendedorismo é reconhecido como uma das oito competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida definidas pela União Europeia. As competências-chave são consideradas necessárias para a realização e desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania ativa e emprego e, portanto, necessárias para todos os membros de uma sociedade baseada […]
As atividades lúdicas são amplamente utilizadas nas escolas como recursos didático-pedagógicos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, uma professora de biologia pode utilizar o bingo como ferramenta lúdico-pedagógica para estimular os alunos a aprenderem os elementos químicos da tabela periódica de forma mais interativa e prazerosa. No entanto, a ludicidade não se limita […]
Os jogos e as brincadeiras são uma dimensão da vida humana ligada à cultura e à vida social. Elas são, portanto, manifestações que compõem a identidade sociocultural dos povos e estão ligados com as condições materiais de existência (Marin; Ribas, 2013). A partir dessa compreensão, os jogos se tornam espaços de experiências para o ser […]
“Promover a educação para desenvolver as competências empreendedoras e a mentalidade dos cidadãos tornou-se uma missão importante na agenda política educacional (LAALO; HEINONEN, 2016). Segundo as autoras: ‘Desde 2006 que o sentido de iniciativa e empreendedorismo é reconhecido como uma das oito competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida definidas pela União Europeia. As […]
Image Watching é um sistema de análise de imagem desenvolvido por Robert William Ott que objetiva oferecer ferramentas metodológicas para a compreensão dos discursos presentes nas imagens. O sistema de análise de imagem Image Watching é dividido em cinco etapas sendo elas: Descrevendo, analisando, interpretando, Fundamentando e Revelando. Considerando isso, escreva um breve texto explicando […]
Com base nas informações apresentadas e no material didático da disciplina, apresente a definição dos quatro tipos de políticas públicas, dando exemplos para cada um deles.
Jean Piaget (1999), conhecido como o Pai da Corrente Construtivista, foi um importante pesquisador no campo do desenvolvimento cognitivo infantil e desenvolveu a teoria da epistemologia genética. Para Piaget, o aprendizado ocorre a partir da interação entre os fatores biológicos do indivíduo e o meio ambiente, por meio de três processos fundamentais. O primeiro é […]

