No ambiente corporativo, o clima organizacional representa a percepção coletiva dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Essa percepção é influenciada por fatores como liderança, comunicação, reconhecimento, estrutura e relações interpessoais. Um clima saudável contribui diretamente para a motivação, produtividade e retenção de talentos, enquanto um clima negativo pode gerar insatisfação, afastamentos e alto […]
Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais (apud ARAUJO; GARCIA, 2010, p. 96). Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a […]
A estrutura organizacional é o desenho da forma de organização e hierarquia de uma empresa. Existem diferentes tipos que atendem a diferentes dinâmicas de trabalho, sendo preciso considerar as particularidades e objetivos de negócios para definir o melhor para a organização. Disponível em: https://solides.com.br/blog/estrutura-organizacional/. Acesso em: 14 Abr. 2025. Acerca das possíveis variações das estruturas […]
Todo recrutador deveria ter como premissa as diretrizes éticas no processo de recrutamento e seleção. Segundo Hanashiro, Teixeira e Zaccarelli (2008), é importante ter o cuidado para não buscar passar uma imagem irreal da empresa no sentido de convencer o candidato a aceitar a proposta de trabalho a fim de concluir com rapidez o fechamento […]
As organizações não são entidades abstratas que têm existência própria e independente da sociedade em que se situam. Elas possuem um conteúdo dado pelo modo de produção, mas, especificamente, pelas formas de cooperação existentes. Sua estrutura social é determinada pelas relações sociais de produção; estudá-las concretamente implica procurar entendê-las a partir da evolução das formas […]
Essas são as novas habilidades que os profissionais de recursos humanos devem ter para gerar valor e ser reconhecidos pelo negócio. Elas foram mapeadas pelo gestor de pessoas Dave Ulrich após pesquisa com mais de 30 mil respondentes, sendo 4 mil de RH, em todo o mundo. Conforme visto na imagem, uma das competências apontadas […]
Grupos e equipes são componentes fundamentais das organizações modernas. Enquanto os grupos de trabalho são caracterizados por esforços mais individualizados, responsabilidade por resultados principalmente individuais e metas de trabalho específicas, as equipes apresentam características distintas que lhes são próprias. Nas equipes, o esforço é predominantemente coletivo, com responsabilidade compartilhada pelos resultados globais e metas de […]
O papel do gestor de Recursos Humanos (RH) tem se expandido significativamente nas organizações modernas. Além de funções tradicionais como recrutamento e seleção, os gestores de RH são agora consultores estratégicos, que ajudam a alinhar as políticas organizacionais com as necessidades dos funcionários e as demandas do mercado. Eles são responsáveis por assegurar que as […]
A Gestão de Pessoas se destaca como uma área estratégica nas empresas, responsável por otimizar o potencial humano e impulsionar o sucesso organizacional. Para alcançar esse objetivo, há seis processos de gestão de pessoas principais, interligados e complementares, que garantem a gestão do ciclo de vida do colaborador na empresa. Uma pesquisa da Gallup indica […]
Quando se pensa em cultura organizacional, missão, visão e valores aparecem como os primeiros pilares. Eles estabelecem as fundações para o que a empresa prioriza e como deseja se posicionar no mercado. A missão responde à pergunta essencial: “por que existimos?”. É o motivo pelo qual a organização foi criada e o impacto que ela […]
