ATIVIDADE 1 – SEG – GESTÃO DE EMERGÊNCIAS E PRIMEIROS SOCORROS – 52_2025 Fraturas e Gestão de Emergências: prevenção e primeiros socorros As fraturas são rompimentos parciais ou totais dos ossos, continuam figurando entre as lesões mais comuns nos atendimentos de urgência e emergência. Elas ocorrem em diversos contextos: no trânsito, em atividades domésticas, no […]
De que maneira a escuta qualificada e a comunicação humanizada promovem o fortalecimento do vínculo entre o psicopedagogo hospitalar, a criança e sua família, contribuindo para o cuidado integral e o processo educativo durante a hospitalização? Orientações: – Estruture sua resposta com introdução, desenvolvimento e conclusão. – Fundamente sua argumentação com base […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – PSICOPEDAGOGIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR – 52_2025 Leia atentamente o trecho abaixo, adaptado das páginas 97 a 105 do livro Psicopedagogia: teoria e prática no contexto hospitalar: “A escuta sensível, o acolhimento e o respeito à subjetividade da criança hospitalizada são elementos fundamentais da prática psicopedagógica […]
– A importância de considerar o comportamento organizacional como objeto de análise psicopedagógica; – A relação entre justiça social e avaliação de desempenho; – Ao menos uma estratégia psicopedagógica que poderia ser utilizada nesses casos; – Referências à ética profissional e ao compromisso com o desenvolvimento humano. Bons estudos!
Com base no trecho acima e no conteúdo da disciplina, redija um texto dissertativo-argumentativo, entre 15 e 25 linhas, respondendo ao seguinte comando: De que forma o(a) psicopedagogo(a) organizacional pode atuar na construção de avaliações mais humanas no ambiente corporativo, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e evitando desligamentos precipitadamente? Em sua resposta, explore: […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS – 52_2025 O Comportamento Organizacional está diretamente relacionado às formas como os indivíduos desempenham suas funções dentro das empresas e às possibilidades de aprimoramento dessas atuações. Nesse contexto, o(a) psicopedagogo(a) organizacional pode se tornar um agente estratégico na formulação de métodos avaliativos mais humanizados, […]
Com base na Tríade Funcional da Aprendizagem Humana, elabore um texto explicando a interatividade e a inseparabilidade dinâmica da cognição, da conação e da execução e a sua importância no processo de aprendizagem. Instruções: O texto deve ter entre 10 e 20 linhas. Utilize uma escrita clara, coesa e fundamentada. Caso necessário, […]
A partir da Tríade Funcional da Aprendizagem Humana, proposta por Vitor da Fonseca (2014), compreende-se que o aprendizado depende da interação entre funções cognitivas (processamento da informação), funções executivas (planejamento e autorregulação) e funções conativas (motivação e persistência). O psicopedagogo clínico, ao realizar um diagnóstico preciso e propor intervenções eficazes, contribui para o fortalecimento […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA – 52_2025 Nesta disciplina, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica, você estudou que o psicopedagogo clínico trabalha na identificação e no acompanhamento de dificuldades e transtornos de aprendizagem, considerando as especificidades de cada sujeito-aprendiz. O profissional investiga as causas das dificuldades apresentadas por meio de […]
