As atividades lúdicas são amplamente utilizadas nas escolas como recursos didático-pedagógicos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, uma professora de biologia pode utilizar o bingo como ferramenta lúdico-pedagógica para estimular os alunos a aprenderem os elementos químicos da tabela periódica de forma mais interativa e prazerosa. No entanto, a ludicidade não se limita […]
Os jogos e as brincadeiras são uma dimensão da vida humana ligada à cultura e à vida social. Elas são, portanto, manifestações que compõem a identidade sociocultural dos povos e estão ligados com as condições materiais de existência (Marin; Ribas, 2013). A partir dessa compreensão, os jogos se tornam espaços de experiências para o ser […]
“Promover a educação para desenvolver as competências empreendedoras e a mentalidade dos cidadãos tornou-se uma missão importante na agenda política educacional (LAALO; HEINONEN, 2016). Segundo as autoras: ‘Desde 2006 que o sentido de iniciativa e empreendedorismo é reconhecido como uma das oito competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida definidas pela União Europeia. As […]
Image Watching é um sistema de análise de imagem desenvolvido por Robert William Ott que objetiva oferecer ferramentas metodológicas para a compreensão dos discursos presentes nas imagens. O sistema de análise de imagem Image Watching é dividido em cinco etapas sendo elas: Descrevendo, analisando, interpretando, Fundamentando e Revelando. Considerando isso, escreva um breve texto explicando […]
Com base nas informações apresentadas e no material didático da disciplina, apresente a definição dos quatro tipos de políticas públicas, dando exemplos para cada um deles.
Jean Piaget (1999), conhecido como o Pai da Corrente Construtivista, foi um importante pesquisador no campo do desenvolvimento cognitivo infantil e desenvolveu a teoria da epistemologia genética. Para Piaget, o aprendizado ocorre a partir da interação entre os fatores biológicos do indivíduo e o meio ambiente, por meio de três processos fundamentais. O primeiro é […]
As políticas públicas consistem em ações e orientações definidas pelo poder público com o objetivo de enfrentar problemas coletivos e promover o bem-estar social. Elas são desenvolvidas e executadas por meio de leis, normas, programas e projetos que buscam atender às demandas da população em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, dentre outras. […]
De acordo com Parlebas (2013, p. 14), “os jogos são, de qualquer modo, o espelho da sociedade que lhes coloca em cena”, isso seria razão suficiente para despertar interesse de professores/investigadores, em relação aos comportamentos que os jogos encorajam, bem como à lógica interna que eles ilustram, que correspondem às esperas, desejos e normas de […]
Brincadeira é a atividade lúdica com predominância de imaginação. Jogo é a prática recreativa com predominância de regras. Brinquedo, por sua vez, é o objeto utilizado para brincar ou jogar. De posse desse conceito, você fará a dedução lógica que muitas coisas ou são, ou podem ser, sob certas circunstâncias, consideradas brinquedo. De fato, a […]
c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem. Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação: a) Pré-ordem: X – Y – Z. b) Em-ordem: X – Y – Z. c) Pós-ordem: X – Y – Z.