ATIVIDADE 1 – MUSIC – HISTÓRIA DA MÚSICA: DO SURGIMENTO AO PERÍODO BARROCO – 52_2025

ATIVIDADE 1 - MUSIC - HISTÓRIA DA MÚSICA: DO SURGIMENTO AO PERÍODO BARROCO - 52_2025

ATIVIDADE 1 – MUSIC – HISTÓRIA DA MÚSICA: DO SURGIMENTO AO PERÍODO BARROCO – 52_2025   O homem primitivo sentia a necessidade de se expressar, de se comunicar, e como ele ainda não possuía uma linguagem falada estruturada e estava longe de iniciar o treino da escrita, a Arte surgiu para suprir essa necessidade. Logo, […]

A importância do Business Model Canvas reside na sua capacidade de fornecer uma visão holística e sistêmica do modelo de negócios

A importância do Business Model Canvas reside na sua capacidade de fornecer uma visão holística e sistêmica do modelo de negócios, permitindo que empreendedores e equipes avaliem de concisamente como todos os elementos do negócio se relacionam e se sustentam mutuamente. Ao preencher cada bloco do Canvas, os empreendedores podem identificar áreas de oportunidade, desafios […]

Reconhecer limitações e buscar ajuda especializada é uma das grandes virtudes que um empreendedor deve ter. Ninguém sabe de tudo e nem precisa ser assim

Reconhecer limitações e buscar ajuda especializada é uma das grandes virtudes que um empreendedor deve ter. Ninguém sabe de tudo e nem precisa ser assim, é importante recorrer a pessoas especializadas que podem dar esse suporte para que o empreendimento possa ser competitivo. É com esse tipo de pensamento que indivíduos procuram as incubadoras e […]

A ferramenta Business Model Canvas (BMC) permite que empreendedores visualizem e testem modelos de negócio de forma dinâmica.

A ferramenta Business Model Canvas (BMC) permite que empreendedores visualizem e testem modelos de negócio de forma dinâmica. Conforme Osterwalder e Pigneur (2011), sua eficácia está na interação entre os nove blocos componentes, que devem ser constantemente revisados em ambientes voláteis. Fonte: MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020. Uma […]

O processo empreendedor, conforme o modelo de Baron e Shane (2010), é dinâmico e não linear, compreendendo seis etapas

O processo empreendedor, conforme o modelo de Baron e Shane (2010), é dinâmico e não linear, compreendendo seis etapas inter-relacionadas: (1) identificação de oportunidades, (2) decisão de prosseguir, (3) obtenção de recursos, (4) lançamento do negócio, (5) construção do sucesso e (6) colheita de resultados. Esse processo é constantemente influenciado por três níveis de variáveis: […]

As Características do Comportamento Empreendedor (CCE), baseadas nos estudos de McClelland (1972), representam uma abordagem

As Características do Comportamento Empreendedor (CCE), baseadas nos estudos de McClelland (1972), representam uma abordagem prática para desenvolver habilidades empreendedoras. Divididas em três conjuntos (realização, planejamento e poder), as CCE enfatizam comportamentos que podem ser aprendidos e aprimorados, como persistência, busca de informações e capacidade de persuasão. Fonte: MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, […]

No processo de planejamento é preciso ter em mente a busca pelo aperfeiçoamento do negócio de forma constante, porém, que se dará em etapas.

No processo de planejamento é preciso ter em mente a busca pelo aperfeiçoamento do negócio de forma constante, porém, que se dará em etapas. Qualquer ferramenta utilizada ajudará a nortear o pensamento e as ações, mas o conteúdo é uma responsabilidade de quem está elaborando. O Plano de Negócio é um exemplo visto que muitos […]

O gerente da empresa SpaceY, que sempre executa muito bem as atividades que são de sua responsabilidade

O gerente da empresa SpaceY, que sempre executa muito bem as atividades que são de sua responsabilidade, não pode ser considerado um empreendedor. Porém, quando contribui para o crescimento da organização, propondo novas ideias e projetos internos, ele poderá se tornar uma espécie de empreendedor que os especialistas chamam de intraempreendedor. MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, […]

O empreendedorismo surge da capacidade de identificar e transformar oportunidades em negócios viáveis. Segundo Ferreira et al. (2010)

O empreendedorismo surge da capacidade de identificar e transformar oportunidades em negócios viáveis. Segundo Ferreira et al. (2010), as fontes de oportunidades podem ser classificadas em três categorias principais: mudanças no ambiente, problemas não resolvidos e conhecimentos e habilidades específicas. Dados do SEBRAE indicam que 60% das startups brasileiras de sucesso surgiram da observação atenta […]

O Business Model Canvas (BMC) surgiu como uma ferramenta ágil para estruturar modelos de negócios inovadores, especialmente em contextos

O Business Model Canvas (BMC) surgiu como uma ferramenta ágil para estruturar modelos de negócios inovadores, especialmente em contextos de incerteza e mudanças aceleradas. Diferentemente do plano de negócios tradicional, o BMC permite uma visualização integrada de nove componentes essenciais: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, […]

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