A importância ecológica dos euglenoides, destacando seu uso como bioindicadores da qualidade da água. Regras importantes: Use uma linguagem clara e adequada ao público escolar. Organize bem as ideias: introdução, desenvolvimento e conclusão. Fundamente seu texto com as informações disponíveis no material de apoio. Livro da disciplina: SILVA, Jislaine Cristina da. Zoologia de Invertebrados […]
As principais características morfológicas e fisiológicas desse grupo. A importância ecológica dos euglenoides, destacando seu uso como bioindicadores da qualidade da água. Regras importantes: Use uma linguagem clara e adequada ao público escolar. Organize bem as ideias: introdução, desenvolvimento e conclusão. Fundamente seu texto com as informações disponíveis no material de apoio. Livro da […]
Imagine que você é professor(a) de Biologia de uma turma do Ensino Fundamental e está trabalhando com seus alunos o conteúdo sobre os protozoários. Com base no material didático e no artigo científico em anexo, escreva um texto explicativo de 10 a 15 linhas sobre o filo Euglenida, abordando: As principais características morfológicas e […]
Entre os organismos que habitam esses ambientes estão os protozoários de vida livre — seres unicelulares, eucariontes e heterotróficos — que possuem grande sensibilidade às alterações ambientais, o que os torna excelentes bioindicadores (LOBATO JÚNIOR & ARAÚJO, 2015). Fonte: GRAZZIOTTI, I. S. et al. Protozoários como bioindicadores na avaliação da qualidade da água do […]
ATIVIDADE 1 – CBIO – ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS E PARASITOLOGIA – 52_2025 Os ecossistemas aquáticos vêm sendo cada vez mais impactados por ações humanas, como o lançamento de esgotos domésticos e industriais, o acúmulo de lixo e a alteração dos cursos naturais da água. Essas mudanças afetam diretamente a biodiversidade e a qualidade da água, […]
ATIVIDADE 1 – CBIO – TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS – 52_2025 “Maker”, na origem etimológica, é proveniente da língua inglesa, na tradução para o português, sugere “criador”, “fazedor”. Portanto, remete às pessoas que constroem coisas, consertam objetos, interessam-se pelo funcionamento dessas coisas e utilizam todo tipo de material e ferramentas, a fim de idealizar e conferir […]
ATIVIDADE 1 – CBIO – TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS – 52_2025 “Maker”, na origem etimológica, é proveniente da língua inglesa, na tradução para o português, sugere “criador”, “fazedor”. Portanto, remete às pessoas que constroem coisas, consertam objetos, interessam-se pelo funcionamento dessas coisas e utilizam todo tipo de material e ferramentas, a fim de idealizar e conferir […]
b) Em sua vivência eclesial, você observa ênfase equilibrada nas três Pessoas da Trindade? Justifique sua resposta e proponha duas formas práticas de promover uma espiritualidade trinitária na Igreja local.
Com base no texto apresentado e nos seus estudos, responda os itens a seguir: a) A partir da doutrina da Trindade, explique como cada Pessoa (Pai, Filho e Espírito Santo) se manifesta na história da salvação. b) Em sua vivência eclesial, você observa ênfase equilibrada nas três Pessoas da Trindade? Justifique sua resposta […]
ATIVIDADE 1 – TEOL – TEOLOGIA SOBRE DEUS, CRISTO E ESPÍRITO SANTO – 52_2025 A doutrina cristã da Trindade revela que Deus é um só em essência, mas subsiste eternamente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essa revelação não é um constructo posterior, mas fruto da experiência bíblica […]