Deseja-se estudar três gases incolores, recolhidos em diferentes tubos de ensaio. Cada tubo contém apenas um gás.

67. Deseja-se estudar três gases incolores, recolhidos em diferentes tubos de ensaio. Cada tubo contém apenas um gás. Em um laboratório, foram feitos dois testes com cada um dos três gases: (I) colocação de um palito de fósforo aceso no interior do tubo de ensaio; (II) colocação de uma tira de papel de tornassol azul, […]

Examinando-se as estruturas moleculares do álcool benzílico e do tolueno, CH2OH CH3

65. Examinando-se as estruturas moleculares do álcool benzílico e do tolueno, CH2OH CH3 álcool benzílico tolueno pode-se afirmar corretamente que a) o álcool benzílico deve ter ponto de ebulição maior do que o tolueno, ambos sob mesma pressão. b) o álcool benzílico deve ser menos solúvel em água do que o tolueno, ambos à mesma […]

Deseja-se preparar e recolher os gases metano, amônia e cloro. As figuras I, II e III

64. Deseja-se preparar e recolher os gases metano, amônia e cloro. As figuras I, II e III mostram dispositivos de recolhimento de gases em tubos de ensaio. Considerando os dados da tabela abaixo, massa molar solubilidade em g/mol água metano 16 desprezível amônia 17 alta cloro 71 alta ar 29 (valor médio) baixa escolha, dentre […]

Os microplásticos têm grande potencial para alterar a biota e o ecossistema do planeta. Análises apontam que esses materiais já foram encontrados no ar que se respira, em ambientes terrestres, marinhos e em reservas de água doce. Foram também encon

QUESTÃO 9 Os microplásticos têm grande potencial para alterar a biota e o ecossistema do planeta. Análises apontam que esses materiais já foram encontrados no ar que se respira, em ambientes terrestres, marinhos e em reservas de água doce. Foram também encontrados na água de torneira e na engarrafada, no sal marinho, na cerveja e […]

Numa mesma temperatura, foram medidas as pressões de vapor dos três sistemas abaixo. x 100 g de benzeno

63. Numa mesma temperatura, foram medidas as pressões de vapor dos três sistemas abaixo. x 100 g de benzeno y 5,00 g de naftaleno dissolvidos em 100 g de benzeno (massa molar do naftaleno = 128 g/mol) z 5,00 g de naftaceno dissolvidos em 100 g de benzeno (massa molar do naftaceno = 228 g/mol) […]

Três variedades alotrópicas do carbono são diamante, grafita e fulereno. As densidades dessas substâncias

62. Três variedades alotrópicas do carbono são diamante, grafita e fulereno. As densidades dessas substâncias, não necessariamente na ordem apresentada, são: 3,5; 1,7 e 2,3 g/cm3. Com base nas distâncias médias entre os átomos de carbono, escolha a densidade adequada e calcule o volume ocupado por um diamante de 0,175 quilate. Esse volume, em cm3, […]

Em seu livro de contos, O Sistema Periódico, o escritor italiano Primo Levi descreve características de elementos

61. Em seu livro de contos, O Sistema Periódico, o escritor italiano Primo Levi descreve características de elementos químicos e as relaciona a fatos de sua vida. Dois trechos desse livro são destacados a seguir: (I) “[Este metal] é mole como a cera…; reage com a água onde flutua (um metal que flutua!), dançando freneticamente […]

Leia o texto a seguir e responda, em português, às questões. The disciplinary regime works with commands and restraints, while the neoliberal exploits freedom

QUESTÃO 8 Leia o texto a seguir e responda, em português, às questões. The disciplinary regime works with commands and restraints, while the neoliberal exploits freedom instead of suppressing it. So, we don’t live in a disciplinary society but in a meritocracy. The subjects of neoliberal meritocracy, believing themselves to be free, are in reality […]

Leia o texto e responda, em português, às perguntas. Will large language models, such as ChatGPT, make chemistry professors obsolete? My experiences in my introductory chemistry classes suggest otherwise. I found that if st

QUESTÃO 7 Leia o texto e responda, em português, às perguntas. Will large language models, such as ChatGPT, make chemistry professors obsolete? My experiences in my introductory chemistry classes suggest otherwise. I found that if students can break a question down into component parts, the AI can often assist them; however, identifying the underlying conceptual […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.