MAPA – SEG – HIGIENE DO TRABALHO – 54_2025 Iniciaremos essa atividade pensando na seguinte questão: Avaliar os riscos em uma empresa ou organização: quais os impactos para a segurança do trabalho? De modo geral, a identificação dos riscos traz um certo desconforto para os trabalhadores. Principalmente para aqueles que são mais velhos e […]
ATIVIDADE 1 – SEG – HIGIENE DO TRABALHO – 54_2025 O que a higiene ocupacional interfere ou pode interferir no dia a dia dos trabalhadores? Independentemente do tipo de atividade realizada, seja em uma empresa ou em nossa casa, estamos sujeitos à exposição de perigos e riscos. Esses são gerados devido ao fato de […]
MAPA – ERGONOMIA E DOENÇAS OCUPACIONAIS – 54_2025 A nossa atividade MAPA visa avaliar a capacidade do aluno em identificar riscos ergonômicos, provável dano/lesão, aplicar a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) inicial e propor medidas de prevenção/gestão em um contexto prático da área de segurança do trabalho. Leia atentamente o estudo de caso a seguir: […]
ATIVIDADE 1 – ERGONOMIA E DOENÇAS OCUPACIONAIS – 54_2025 A NR-17 estabelece que a ergonomia tem como objetivo adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Isso inclui as condições de trabalho: levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho […]
MAPA – PSICO – NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO – 54_2025 De que forma o funcionamento das Unidades Cerebrais (UC) descritas por Luria (1981) pode influenciar diretamente o processo de aprendizagem e as dificuldades escolares? A começar pela Primeira Unidade Cerebral, descrita pelo referido autor, devemos entender que ela regula vigília, atenção […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO – 54_2025 Você considera o movimento humano importante para os processos de aprendizagens escolares? Essa habilidade superior está presente desde a vida intrauterina. Teóricos como Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky explanam em suas diferentes teorias sobre os gestos, as expressões […]
MAPA – PSICO – MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM – 54_2025 Vivemos em uma sociedade impactada diretamente pela Indústria 4.0, com a expansão de tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robótica, Big Data e Computação em Nuvem. No campo educacional, a Educação 4.0 busca alinhar o ensino às novas demandas sociais, incorporando metodologias ativas, cultura digital […]
MAPA – PSICO – INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS – 54_2025 A compreensão do desenvolvimento cognitivo é um pilar fundamental na atuação psicopedagógica. Jean Piaget, com sua teoria do desenvolvimento e o método clínico-crítico, revolucionou a forma como entendemos a construção do conhecimento na criança. O diagnóstico operatório piagetiano não se limita a verificar o que […]
ATIVIDADE 1 – PSICO – INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS – 54_2025 A Psicopedagogia, consolidando-se como uma área de conhecimento interdisciplinar, atua na compreensão do fenômeno da aprendizagem humana e na abordagem de suas dificuldades. Nesse cenário, a Epistemologia Convergente de Jorge Visca, um método clínico que integra psicogenética, psicanálise e psicologia social, tornou-se fundamental para […]
A cidadania é uma condição que necessita ser exercitada. Sim, ser cidadão é prática e não uma definição teórica.Porém, para que a cidadania seja um exercício constante para ser mantida como condição vital, os seres humanos precisam ter consciência de seus direitos. Saber os limites de suas ações e o quanto seu território legal […]
