As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional

As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional

As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional integrada às redes às quais pertencem. Os pilares que sustentam a internacionalização do ensino são ainda pouco desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Salvador, e a consolidação de uma experiência […]

O olhar da gestão vai passar muito pela questão das estratégias. Temos que ter estratégias programáticas e estratégias administrativas e uma depende da outra. Se queremos ter, por

O olhar da gestão vai passar muito pela questão das estratégias. Temos que ter estratégias programáticas e estratégias administrativas e uma depende da outra. Se queremos ter, por

O olhar da gestão vai passar muito pela questão das estratégias. Temos que ter estratégias programáticas e estratégias administrativas e uma depende da outra. Se queremos ter, por exemplo, internacionalização de currículo (IoC), oferta de mobilidade virtual (Virtual Exchange), programas Collaborative Online International Learning (COIL) ou a mobilidade híbrida, temos que pensar em estratégias programáticas […]

Clemente e Morosini (2021) discutem a importância de considerar o contexto no qual a competência intercultural se desenvolve. Não se trata apenas de um conjunto de

Clemente e Morosini (2021) discutem a importância de considerar o contexto no qual a competência intercultural se desenvolve. Não se trata apenas de um conjunto de

Clemente e Morosini (2021) discutem a importância de considerar o contexto no qual a competência intercultural se desenvolve. Não se trata apenas de um conjunto de habilidades individuais, mas de algo que se expressa nas relações e interações que ocorrem em espaços diversos. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais […]

A mobilidade estudantil é uma dimensão visível da internacionalização, mas não é suficiente para promover uma formação acadêmica globalizada. A integração da internacionalização

A mobilidade estudantil é uma dimensão visível da internacionalização, mas não é suficiente para promover uma formação acadêmica globalizada. A integração da internacionalização

A mobilidade estudantil é uma dimensão visível da internacionalização, mas não é suficiente para promover uma formação acadêmica globalizada. A integração da internacionalização nas práticas pedagógicas e na gestão institucional é o que caracteriza um processo verdadeiramente abrangente. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. […]

É preciso registrar todo esse conhecimento, seja por relatórios, seja em planilhas, seja em eventos acadêmicos, ou até mesmo em páginas de rede social na web, para que outros

É preciso registrar todo esse conhecimento, seja por relatórios, seja em planilhas, seja em eventos acadêmicos, ou até mesmo em páginas de rede social na web, para que outros

É preciso registrar todo esse conhecimento, seja por relatórios, seja em planilhas, seja em eventos acadêmicos, ou até mesmo em páginas de rede social na web, para que outros estudantes, funcionários, coordenadores, gestores e sociedade em geral compreendam como a mobilidade acadêmica internacional ocorre para aquela instituição funciona. Fonte: MOURA, D. R. H.; STALLIVIERI, L. […]

É por meio da socialização que a dimensão intercultural é aprimorada. As informações a respeito do local de destino, cultura, costumes, religião e modo de vida devem ser

É por meio da socialização que a dimensão intercultural é aprimorada. As informações a respeito do local de destino, cultura, costumes, religião e modo de vida devem ser

É por meio da socialização que a dimensão intercultural é aprimorada. As informações a respeito do local de destino, cultura, costumes, religião e modo de vida devem ser sistematizadas e disponibilizadas ao estudante. Além disso, os gestores de internacionalização devem se preocupar em disponibilizar informações relacionadas a valores e princípios comportamentais em ambientes multiculturais para […]

Há diferentes definições para competência intercultural, como destacam Clemente e Morosini (2021). Uma das definições, proposta pela UNESCO (2009), destaca que a

Há diferentes definições para competência intercultural, como destacam Clemente e Morosini (2021). Uma das definições, proposta pela UNESCO (2009), destaca que a

Há diferentes definições para competência intercultural, como destacam Clemente e Morosini (2021). Uma das definições, proposta pela UNESCO (2009), destaca que a competência intercultural vai além da comunicação eficaz, exigindo também a reconfiguração de pontos de vista e concepções do mundo em contextos diversos. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências […]

A dimensão acadêmica é a parte que envolve a gestão de relações internacionais, tanto da IES de origem como a de destino, e a gestão de ensino dos cursos. A análise de

A dimensão acadêmica é a parte que envolve a gestão de relações internacionais, tanto da IES de origem como a de destino, e a gestão de ensino dos cursos. A análise de

A dimensão acadêmica é a parte que envolve a gestão de relações internacionais, tanto da IES de origem como a de destino, e a gestão de ensino dos cursos. A análise de compatibilidade dos cursos, disciplinas, matrizes curriculares e a possível validação dos créditos é o ponto-chave da mobilidade acadêmica internacional. Para o aluno, é […]

A internacionalização do ensino, pesquisa e extensão é ferramenta importante para o desenvolvimento regional, uma vez que instrumentaliza e prepara os profissionais para

A internacionalização do ensino, pesquisa e extensão é ferramenta importante para o desenvolvimento regional, uma vez que instrumentaliza e prepara os profissionais para

Leia o excerto a seguir: A internacionalização do ensino, pesquisa e extensão é ferramenta importante para o desenvolvimento regional, uma vez que instrumentaliza e prepara os profissionais para exercerem um papel atuante na sociedade. As Instituições de Ensino Superior (IES) devem articular intencionalmente ações que as conduzam ao desenvolvimento de políticas e estratégias para tornar […]

Segundo Mato (2018 aput Clemente; Morosini, 2021), desenvolver competências interculturais na educação superior não significa apenas inserir diferentes culturas no

Segundo Mato (2018 aput Clemente; Morosini, 2021), desenvolver competências interculturais na educação superior não significa apenas inserir diferentes culturas no

Segundo Mato (2018 aput Clemente; Morosini, 2021), desenvolver competências interculturais na educação superior não significa apenas inserir diferentes culturas no espaço acadêmico, mas sim transformar esse espaço a partir da superação de estruturas monoculturais. Essa abordagem propõe uma mudança de paradigma em relação à forma como as instituições compreendem e lidam com a diversidade. Fonte: […]

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