O contexto atual revela a necessidade de um profissional que consiga responder às demandas de sua localidade, do seu território, mas que, ao mesmo tempo, busque estar

O contexto atual revela a necessidade de um profissional que consiga responder às demandas de sua localidade, do seu território, mas que, ao mesmo tempo, busque estar

Leia o excerto a seguir: O contexto atual revela a necessidade de um profissional que consiga responder às demandas de sua localidade, do seu território, mas que, ao mesmo tempo, busque estar com os olhos abertos e atentos às questões globais, compreendendo os efeitos que os eventos externos geram em sua realidade. A educação é […]

Instituir a internacionalização de forma estruturada em uma instituição de ensino demanda conhecimento, assertividade na busca de profissionais qualificados para atuarem no setor,

Instituir a internacionalização de forma estruturada em uma instituição de ensino demanda conhecimento, assertividade na busca de profissionais qualificados para atuarem no setor,

Instituir a internacionalização de forma estruturada em uma instituição de ensino demanda conhecimento, assertividade na busca de profissionais qualificados para atuarem no setor, proficiência de idiomas e expertise em relações internacionais e transculturais, além de uma aspiração institucional em prover as estruturas necessárias. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação […]

Clemente e Morosini (2021) discutem dois paradigmas distintos sobre a definição de competências: o modelo de input, mais comum no Brasil e de inspiração norte-americana, e

Clemente e Morosini (2021) discutem dois paradigmas distintos sobre a definição de competências: o modelo de input, mais comum no Brasil e de inspiração norte-americana, e

Clemente e Morosini (2021) discutem dois paradigmas distintos sobre a definição de competências: o modelo de input, mais comum no Brasil e de inspiração norte-americana, e o modelo de output, predominante na Europa. Esses modelos influenciam diretamente a forma como se compreende o desenvolvimento de competências interculturais na educação superior, especialmente em tempos de crescente […]

Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes

Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes

Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes internacionais e para os imigrantes, para os refugiados. Ainda não sabemos como lidar muito bem com isso. É uma fragilidade que nós temos que observar e nos prepararmos melhor, […]

De acordo com Clemente e Morosini (2021), para desenvolver competências interculturais (CI), é essencial cultivar certas atitudes e comportamentos. No ambiente universitário, esse

De acordo com Clemente e Morosini (2021), para desenvolver competências interculturais (CI), é essencial cultivar certas atitudes e comportamentos. No ambiente universitário, esse

De acordo com Clemente e Morosini (2021), para desenvolver competências interculturais (CI), é essencial cultivar certas atitudes e comportamentos. No ambiente universitário, esse desenvolvimento requer práticas voltadas à empatia, respeito e capacidade de adaptação, especialmente diante da diversidade cultural presente no espaço acadêmico. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais […]

O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização.

O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização.

O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização. Embora esse processo ainda seja recente no contexto nacional, as instituições de ensino superior precisam adequar seus currículos e estratégias para preparar os estudantes do século XXI diante de […]

Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o

Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o

Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o fato de que essa expressão não é conceitualmente consensual, uma vez que a própria noção de cidadania carrega múltiplas perspectivas e interpretações. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre […]

De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento

De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento

De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento da competência intercultural requer ações que estejam em sintonia com os valores de empatia e respeito, evitando comportamentos que minem o diálogo entre culturas. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]

Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou

Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou

Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou esquecido. Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: […]

Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da

Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da

Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da crescente importância diante do cenário de diversidade cultural nas instituições de ensino. O texto argumenta que a formação acadêmica deve estar orientada para a construção de competências capazes de preparar o […]

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